Programa de Eficiência do Gasto
O compromisso do Estado para equacionar o desafio imposto pelas demandas sociais ascendentes e pela limitação de recursos disponíveis exige a adoção de medidas que reduzam as despesas correntes. Assim, foi criado o Programa de Eficiência do Gasto - PEG, coordenado pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF/MP), que visa melhorar a qualidade do gasto público por intermédio da eliminação do desperdício e da melhoria contínua da gestão dos processos, com a finalidade de otimizar a prestação de bens e serviços aos cidadãos.
Com o desenvolvimento do PEG, percebeu-se a possibilidade de atuar no estímulo à troca de experiências de boas práticas de gestão entre órgãos e entidades públicos. Considerando que já existem boas práticas e experiências bem sucedidas sendo utilizadas pelos gestores dos diversos órgãos do Governo Federal, o PEG levantou essas ações e as consolidou em um Banco de Boas Práticas, onde constam a descrição detalhada de cada prática, os benefícios advindos da sua adoção, a facilidade de implementação e quais as organizações que a adotaram.
Coletânea das Melhores Práticas de Gestão do Gasto Público
Sugestões de outras práticas poderão ser enviadas para o endereço eletrônico do PEG:
O Sistema PEG foi desenvolvido para apoiar o Programa de Eficiência do Gasto Público (PEG). Nele, as entidades participantes do programa coletam de dados necessários à etapa de Planejamento, na qual são acordadas metas de gasto e elaborados planos de ações, para posterior acompanhamento.
Boas práticas relativas à Eficiência do Gasto:
- Correio Eletrônico Institucional
- Interface Fixo Móvel
- Coletânea das Melhores Práticas de Gestão do Gasto Público