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Capacitação deve ser política de Estado, diz secretária substituta de RH

publicado:  16/04/2015 22h37, última modificação:  16/04/2015 22h37

Brasília, 27/11/2009 - A secretária substituta de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Maria do Socorro Mendes Gomes, disse nesta sexta-feira que o maior desafio da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) na área de capacitação é o de motivar os servidores a participar dos cursos que são oferecidos.


Foto: Divulgação/Júlio César

A declaração foi dada em um evento organizado para discutir as funcionalidades do Portal Capacitação da SRH. O encontro foi realizado na sede do Ministério do Planejamento, em Brasília, e reuniu cerca de 50 servidores que atuam na área de capacitação de órgãos federais.

Segundo a secretária, deve-se implementar no serviço público a cultura de constante aperfeiçoamento da força de trabalho. “Os planos anuais de capacitação precisam ser melhorados. A capacitação no serviço público deve ser permanente, ela não pode ser algo pontual. O servidor tem que querer se aperfeiçoar e o nosso desafio é mobilizá-lo, viabilizando meios para que ele se desenvolva e queira sempre se atualizar, destacou Maria do Socorro.

Além disso, a secretária substituta lembra que com a renovação do quadro de pessoal que o governo tem feito, por meio de concursos públicos, torna-se ainda mais necessário o reforço da capacitação. “Vários novos servidores estão chegando, então, as áreas de capacitação têm que dar conta de capacitar tanto os servidores antigos quanto os novos, que ingressam no serviço público sem ter muita noção de como as coisas funcionam, disse.

A secretária destacou também que a relação com os órgãos participantes do evento é muito importante para estes sejam pilotos e referência para os demais órgãos públicos na implementação do sistema e de suas funcionalidades e na execução e confecção dos planos anuais de capacitação.


Foto: Divulgação/Júlio César

“Em 2010 vamos tentar enraizar a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), para que possamos fazer dela uma política de Estado voltada para a melhoria de capacidade de gestão e da qualidade do serviço que se oferece ao cidadão. A pareceria com os órgãos da União é fundamental para o sucesso desta política, afirmou.

O Portal Capacitação é uma ferramenta gerencial que tem como objetivo planejar, executar e avaliar as ações de capacitação, a partir da identificação dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias no desenvolvimento profissional dos servidores. O novo módulo já conta com algumas funcionalidades disponíveis e deverá ser concluído no ano que vem.