Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Técnicos apresentam informações sobre o Metrô de Curitiba ao Ministério do Planejamento

Notícias

Técnicos apresentam informações sobre o Metrô de Curitiba ao Ministério do Planejamento

publicado:  04/03/2009 22h11, última modificação:  01/03/2016 20h24

Brasília, 04/03/2009 - O secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Afonso Oliveira de Almeida, recebeu hoje, 04/03/09, técnicos da Prefeitura de Curitiba que vieram apresentar o plano de mobilidade e o projeto de metrô de Curitiba.


Foto: Antonio Cunha/Divulgação.

Afonso acompanhou a apresentação do projeto da Linha Azul do metrô junto com o diretor de Programas Sociais da Secretaria, Mauro Nogueira, e do gerente de projetos, Carlos Curro.

O metrô a ser desenvolvido compreende 22 km no trecho Santa Cândida – CIC Sul, com 19 quilômetros de construção subterrânea, dois quilômetros na superfície e aproximadamente um quilômetro de elevado. Pelos dados apresentados pelos técnicos, a bitola prevista deverá ser de 1,435 m e a linha deverá ter de 21 a 24 estações.

De acordo com o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Almeida, que apresentou o projeto, a reunião foi para informar ao ministério alguns dados técnicos. Ele acrescentou que o sistema de transporte urbano atualmente utilizado mostra sinais de sobrecarga.

“Nós temos experimentado um aumento na demanda nos últimos anos com o transporte por ônibus bastante carregado e por causa de uma quantidade expressiva em alguns trechos, já estamos experimentando um início de saturação, afirmou o presidente do Ippuc.

O secretário Afonso Almeida afirmou que os dados apresentados são referentes a uma pré – viabilidade e que portanto é ainda muito cedo para se fazer qualquer tipo de análise e seria preciso ter o estudo de viabilidade para se iniciar uma avaliação.

“Foi uma reunião muito boa, é importante que o município se disponha a vir ao Ministério para iniciar uma discussão. É uma prefeitura que tem uma história na área de mobilidade urbana e trouxeram essa história para a apresentação, isso foi muito importante. Agora, além disso, é aguardar a realização dos estudos de viabilidade“.