Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Sucesso dos jogos de Marapanim (PA) amplia divulgação da cultura indígena

Notícias

Sucesso dos jogos de Marapanim (PA) amplia divulgação da cultura indígena

publicado:  30/09/2002 15h13, última modificação:  01/03/2016 20h24

Brasília, 30/09/2002- De acordo com o gerente de Esportes de Criação Nacional da Secretaria Nacional do Esporte, Marcos Roberto Barbosa, o número de indígenas participantes - um total de 1.100 índios de 63 etnias - triplicou em relação às festividades do ano passado. O público, mais de três mil pessoas por dia, marcou presença na arena olímpica, local das competições e apresentações culturais.

A cobertura da imprensa do país também melhorou no comparativo com as edições passadas, mas a fatia maior de interesse coube novamente à mídia estrangeira, com destaque para a TV japonesa que veio ao Brasil para acompanhar todas as competições.

Os Jogos dos Povos Indígenas de 2002 também receberam a visita de uma delegação de observadores canadenses, composta por líderes indígenas e autoridades ligadas ao esporte.

Outra novidade do evento foi a presença da etnia Ashaninka participando pela primeira vez das competições. Os Ashaninkas têm origem pré-andina peruana. São 850 no Brasil e 50.000 no Peru. Habitam cinco terras indígenas entre os rios Juruá e Taraucá, no estado do Acre. O grupo de 10 índios chamou a atenção do público. Eles trajavam a Kushma, uma espécie de túnica usada pelos árabes, ornamentada pelo txoshiki, longos colares feitos de sementes. Participaram dos jogos nas modalidades de natação, arco e flecha, canoagem e corrida.