Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Seminário discute a dimensão estratégica do PPA 2012/2015

Notícias

Seminário discute a dimensão estratégica do PPA 2012/2015

publicado:  11/07/2011 17h25, última modificação:  01/03/2016 20h24

Brasília, 11/7/2011 – Representantes de diversos setores do governo e pesquisadores acadêmicos estiveram reunidos hoje, no auditório do Ministério do Planejamento, para debater por meio de painéis a visão estratégica do novo Plano Plurianual (PPA) para os próximos quatro anos no Seminário de Construção da Dimensão Estratégica PPA 2012/2015.

Os resultados das reflexões do evento, que acontece até a próxima quarta-feira, vão contribuir para a elaboração do PPA 2012-2015, conhecido como Plano Mais Brasil, e serão incorporados em todas as suas dimensões, influenciando nos cenários estratégicos dos programas, metas e iniciativas do PPA 2012/2015.


Foto: Luciano/Divulgação

O Plano Mais Brasil defende visão de futuro para o País que consolida e aperfeiçoa o modelo de desenvolvimento econômico adotado nos últimos oito anos, cujo foco é o crescimento apoiado no mercado interno, com qualificação de distribuição de receita e sustentabilidade ambiental.

ABERTURA

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, ao inaugurar o seminário hoje de manhã, ressaltou que as metas e os resultados do PPA para os próximos cinco anos devem estar voltados para sua efetividade junto à sociedade.


Foto: Luciano/Divulgação

“Havia limites no atual modelo do PPA. Daí a renovação para o novo modelo, que busca foco na gestão. As mudanças foram feitas para que o PPA se torne um instrumento efetivo de gestão não só para o Governo Federal, mas também para cada um dos ministérios, afirmou.

A ministra lembrou que o momento exitoso que o Brasil está vivendo como um dos mercados mais dinâmicos no cenário internacional, e como um país que reduziu a desigualdade social e regional, é fruto de uma política responsável de investimentos.

Quatro movimentos estratégicos, segundo Miriam Belchior, contribuíram para o atual cenário: expansão do crédito e melhoria de renda; crescimento econômico com estabilidade; a consolidação do Brasil como explorador e destino de investimento, ampliando relações com diversos países da América Latina e Ásia; e, finalmente, o aumento de investimento público e privado, com destaque para o Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC), Minha Casa, Minha Vida e o Pré-Sal.

Ao lembrar dos novos desafios do governo Dilma Rousseff – erradicar a miséria, reforçar a capacitação profissional e o ensino médio, criar ações para aumentar a competitividade  – a ministra falou da perspectiva do novo PPA. “Precisamos estruturar muito bem os projetos para os próximos anos, que devem representar os compromissos políticos firmados pela presidenta ainda na campanha eleitoral e a lógica geral que ela perseguirá em seu governo. O esforço de execução do PPA é sintonizar esse instrumento de planejamento  do Governo Federal,  coordenando as diversas áreas envolvidas, além de monitorar e avaliar os resultados – que devem ser efetivos para toda a sociedade, acrescentou.