Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Radar Social mostra retrato do Brasil

Notícias

Radar Social mostra retrato do Brasil

publicado:  01/06/2005 09h00, última modificação:  01/03/2016 20h23

   
 
Brasília, 1/6/2005 - O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o Presidente do IPEA, Glauco Arbix, lançaram nesta quarta-feira, 1º.06, o Radar Social, publicação que traz um conjunto de dados sociais, e o site Radar Social - Iniciativas do Governo Federal, um acompanhamento das ações de governo para o enfrentamento das questões apontadas pelo estudo do IPEA.

A publicação será elaborada a cada dois anos e traz pela primeira vez de forma condensada, um panorama dos principais problemas sociais do país, com foco nas áreas de demografia, educação, saúde, trabalho, renda, moradia e segurança. Além disso, mostra as principais mudanças ocorridas no campo social na última década e os fatores que determinaram essas mudanças.

O trabalho realizado pelo IPEA, com o apoio do Programa das Nações Unidas, reúne os dados mais recentes produzidos por diversas instituições governamentais, principalmente o IBGE, selecionados com base na confiabilidade, periodicidade e principalmente relevância.

O site Radar Social é de responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento e vai mostrar com dados sempre atualizados os programas e ações do governo voltadas para a área social. Segundo o Secretário da SPI, Ariel Pares, o radar é aquilo que o governo precisa para aumentar a eficiência de sua ação governamental.

O secretário destaca que o governo tem pela frente um grande desafio que é o de transformar o Radar Social numa Câmara de Ouvidoria da sociedade e se transforme de fato em um canal de diálogo com a sociedade interessada na ação do governo.

O ministro Paulo Bernardo destacou a importância do trabalho realizado pelo IPEA para o entendimento da realidade brasileira que vai ajudar no esforço governamental de mudar essa realidade e melhorar as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das ações sociais.

Segundo Bernardo, a idéia do trabalho surgiu na Câmara de Política social que, estimulada pelo Presidente Lula, viu a necessidade de ter um instrumento de interpretação e análise dos dados da realidade social brasileira.

O ministro destacou ainda a determinação do Presidente Lula de que o governo desenvolvesse instrumentos que facilitem a vigilância social sobre o governo e as políticas públicas. Assim, disse Bernardo, o Radar Social tem mais esse mérito de ser acessível não só aos pesquisadores, mas para toda a sociedade.

A página Radar Social pode ser acessada no endereço: www.planejamento.gov.br/radarsocial