Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Planejamento participa da Feira Internacional da Amazônia

Notícias

Planejamento participa da Feira Internacional da Amazônia

publicado:  11/09/2002 14h57, última modificação:  01/03/2016 20h24

Brasília, 11/09/2002 - O Secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e Coordenador do Plano Avança Brasil do Governo Federal, José Paulo Silveira, fez palestra sobre a atualização da Carteira de Projetos dos Eixos Nacionais de Integração e Desenvolvimento, no Seminário sobre Oportunidades de Investimentos dentro da Programação da Feira Internacional da Amazônia, que vai até o dia 13, em Manaus.

A Feira, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por intermédio da Superintendência da Zona Franca de Manaus - Suframa, reúne produtos e oferece novas oportunidades de negócios para investidores brasileiros e estrangeiros nos nove estados que integram a Amazônia Brasileira - Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia e Tocantins, numa perspectiva de integração com os países vizinhos, em consonância com os objetivos da Iniciativa para a Integração Regional da América do Sul. A programação em Manaus inclui, além de seminários, rodadas de negócios, lançamentos de produtos e eventos paralelos como a Bolsa Internacional de Turismo da Amazônia.

Entre os expositores estão indústrias, empresas e órgãos de turismo, prestadores de serviços de logística, empresas e instituições de ensino e pesquisa, associações e cooperativas de produtos regionais; órgãos de fomento e desenvolvimento, organizações não governamentais e entidades de classe. Ao todo são cerca de 180 estandes distribuídos por toda a área de exposições do Studio 5 Centro de Convenções.

A realização da 1ª Feira Internacional da Amazônia integra as ações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por intermédio da Suframa, no sentido de tornar o Pólo Industrial de Manaus uma importante plataforma de exportação.

Para o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, embaixador Sérgio Amaral, a feira é uma boa oportunidade para mostrar a realidade brasileira, com um direcionamento amplo. "Precisamos mostrar a brasileiros e estrangeiros que a Amazônia está hoje voltada para o desenvolvimento sustentável", disse, destacando ainda que a Zona Franca de Manaus tornou-se um importante pólo industrial, com números consideráveis que atingem uma marca superior a US$ 25 bilhões, anualmente.

No período de realização da 1ª Feira Internacional da Amazônia o ministro Sérgio Amaral irá visitar as obras do futuro Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) - um empreendimento desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia. O CBA será o responsável por uma rede nacional de laboratórios de referência, utilizada por grupos de pesquisadores voltados para pesquisas sobre a biodiversidade amazônica.

Mais informações em www.expoamazonia.com.br