Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Planejamento e governo do Pará assinam Termo de Cooperação para apoio a PPA’s

Notícias

Planejamento e governo do Pará assinam Termo de Cooperação para apoio a PPA’s

publicado:  13/05/2013 20h50, última modificação:  01/03/2016 20h24

Proposta do governo federal é construir uma parceria com estados e municípios para fortalecimento dos Planos Plurianuais

Brasília, 13/05/2013 - O Ministério do Planejamento e o governo do Pará assinaram Termo de Cooperação para apoio à elaboração dos Planos Plurianuais (PPAs) Municipais. O termo foi assinado pela ministra Miriam Belchior e pelo governador Simão Jatene, durante o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas, na cidade de Belém.

O evento aconteceu na ultima sexta-feira (10) e teve como um dos objetivos orientar e auxiliar o governo local na elaboração de seus PPAs. Esse apoio faz parte do programa Agendas de Desenvolvimento Territorial (ADTs), lançada pela ministra em março deste ano, no Rio Grande do Sul.

A proposta do Ministério do Planejamento é construir uma parceria entre governo federal, estados e municípios para fortalecimento dos planos como instrumentos de gestão do desenvolvimento. De acordo com Miriam Belchior, "a sintonia entre prefeitos e o governo federal, certamente renderá frutos positivos a população de cada uma das cidades do Pará.

Durante o evento, secretários municipais de Planejamento participaram de um encontro com a secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos, Esther Bemerguy, a secretária de Planejamento, Orçamento e Finanças do estado, Maria do Céu, e o superintendente da Sudam, Djalma Melo, para organizar o cronograma de formação dos multiplicadores para a elaboração dos Planos Plurianuais.

Para Esther Bemerguy,“com 1.728 empreendimentos do PAC previstos e em andamento no estado é uma oportunidade inédita para os prefeitos elaborarem planos estratégicos, convergentes com os objetivos e metas do PPA federal, conhecendo também as intervenções previstas pelo governo estadual.

Formação de multiplicadores

O Pará é uma das 22 unidades que realizou adesão ao programa Agendas de Desenvolvimento Territorial (ADTs). Em abril, técnicos paraenses participaram do curso de formação em elaboração de PPAs, ministrado em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).