Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Planejamento avalia projetos de integração da AL

Notícias

Planejamento avalia projetos de integração da AL

publicado:  17/11/2005 06h00, última modificação:  01/03/2016 20h23

Brasília 17/11/2005 - Acontece hoje em Brasília uma reunião entre técnicos do Ministério do Planejamento e consultores argentinos para avaliar projetos-piloto de modernização de passagens de fronteira na região de Foz do Iguaçu-Cidade do Leste, no Chile. A visita é a primeira no Brasil e servirá para análise de pontos regulatórios que serão apresentados para o eixo de integração regional Mercosul-Chile.

O projeto integracionista é capitaneado pela IIRSA (Iniciativa para Integração da Infra-Estrutura Sul-Americana) com a participação dos 12 países latino-americanos. Os especialistas estrangeiros foram contratados pelo Comitê de Coordenação Técnica da IIRSA para fazer um levantamento da situação do eixo e conhecer a visão brasileira sobre o empreendimento.

A IIRSA foi criada em 2000, durante a reunião dos presidentes da América do Sul, para promover a integração física regional. É financiada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), CAF (Corporação Andina de Fomento) e Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata).

No próximo dia 23, será realizado o seminário nacional para discussão da Visão Estratégica Sul-Americana (Vesa) da integração. O evento acontecerá no auditório do BNDES no Rio de Janeiro com a presença do ministro do Planejamento Paulo Bernardo e do presidente do BNDES Guido Mantega. Estão previstas também três oficinas regionais, que acontecerão ainda este ano, em Campo Grande (MS), Foz do Iguaçu (PR) e Manaus (AM).