Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Participação social marca a primeira edição regional do Fórum Dialoga Brasil em Salvador

Notícias

Participação social marca a primeira edição regional do Fórum Dialoga Brasil em Salvador

publicado:  22/05/2015 03h00, última modificação:  01/03/2016 20h24
Foto: Naiara Pontes/Secretaria-Geral da República

Foto: Naiara Pontes/Secretaria-Geral da República

Agroecologia, desenvolvimento sustentável, inclusão digital, segurança pública, direitos da juventude e do idoso foram alguns dos temas debatidos nesta sexta-feira (22/05) no Fórum Dialoga Brasil PPA 2016-2019.

Realizado em Salvador (BA), o encontro inicia as etapas regionais do fórum, que até 11 de junho vai debater em seis capitais, com todos os cidadãos, representantes de conselhos, movimentos sociais e entidades da sociedade civil, empresarias e sindicais; os desafios e propostas regionais para construção do Plano Plurianual (PPA) dos próximos quatro anos.

Além de representações da Bahia, o Fórum Dialoga Brasil, edição Nordeste, reuniu pelo menos 600 pessoas dos estados também de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Representantes dos governos  federal e estadual  estiveram presentes e destacaram a importância da cooperação para o planejamento das políticas públicas do país.

O ministro Miguel Rossetto (Secretaria-Geral) abriu a mesa de diálogo do fórum e defendeu o processo de planejamento participativo como um modo acertado de governar. "Planejar significa fazer uma escolha de destino. É antecipar nosso futuro a partir de uma construção coletiva", destacou o ministro que também garantiu que programas federais como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Bolsa Família e Mais Médicos já fazem parte da agenda de futuro do país e estarão mantidos nos próximos anos.

Representando a Bahia no encontro, o governador Rui Costa defendeu o fortalecimento da integração entre União, estados e municípios para execução das políticas públicas até 2019, principalmente nas áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública. Sobre a construção colaborativa do Plano Plurianual, o governador da Bahia afirmou que “o PPA mostra a força que um planejamento participativo tem para superar os novos desafios que o Nordeste enfrenta".

Participação

O momento mais esperado pelos mais de 600 participantes da primeira etapa Nordeste do Fórum Dialoga Brasil foi o da participação. O encontro, que também foi transmitido de modo integral e ao vivo pela internet, recebeu mais de 1.560 acessos na Plataforma Participa.Br e, presencialmente, abriu espaço para as contribuições de mais de 40 representantes da sociedade civil.

Durante o momento reservado para fala dos representantes, Cristina Gonçalves, coordenadora da Associação Baiana Para Cultura e Inclusão (ABACI) contagiou o público. Deficiente visual, a coordenadora da entidade expressou a importância da inclusão e da participação social em espaços como este de diálogo com o governo.  “A sociedade tem que continuar pautando o planejamento do governo, porque é coletivamente que ocorre o entendimento das políticas públicas essenciais para a mudança que gente precisa”, destacou Cristina.

Plano Plurianual

Ainda no encontro, para esclarecer o PPA, o secretário Gilson Bittencourt (Planejamento e Investimentos Estratégicos), definiu as abordagens deste plano, que é um instrumento que organiza a estratégia de atuação do governo federal para os quatro anos seguintes. Bittencourt apresentou os resultados dos PPAs de anos anteriores e detalhou o estágio atual do planejamento 2016-2019. “As diretrizes e programas para o próximo Plano Plurianual estão prontos. Estamos agora em fase de definir os objetivos e metas", concluiu.

Encerrada em Salvador a primeira edição regional do Dialoga Brasil, até 11 de junho as próximas cidades a sediarem o fórum são: Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Belém e Fortaleza.

Clique aqui e acesse a apresentação Fórum Dialoga Brasil PPA 2016-2019 Nordeste