Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Ministério e Ipea debatem planejamento governamental e políticas públicas

Notícias

Ministério e Ipea debatem planejamento governamental e políticas públicas

publicado:  30/09/2009 20h05, última modificação:  01/03/2016 20h24

30/9/2009 - O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), por meio da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI), e a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), por meio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), promovem na próxima sexta-feira debates sobre a Avaliação da Dimensão Estratégica e os Desafios do Planejamento Governamental e Sobre o Estudo, transformado em livro pelo Ipea, “Brasil em Desenvolvimento: Estado, Planejamento e Políticas Públicas.

Os debates serão realizados das 14h às 18h no auditório do térreo do ministério, no bloco K, e contarão com as presenças do secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos, Afonso Almeida, e do presidente do Ipea, Márcio Pochmann.

Afonso Almeida vai falar sobre a dimensão estratégica do planejamento governamental. Segundo ele, o que se quer discutir é a demanda da sociedade por uma ação governamental pautada por objetivos estratégicos de médio e longo prazos nos quais os cidadãos possam ver refletidas suas escolhas relativas ao futuro. O resultado, acrescenta ele, seria um Estado voltado a atender anseios da sociedade e promover o desenvolvimento da nação.

De acordo com o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, o livro “Brasil em Desenvolvimento: Estado, Planejamento e Políticas Públicas é um documento executado de forma coletiva, em parceria com especialistas e gestores do poder público, com o objetivo de refletir sobre as áreas de atuação do Estado.

A publicação tem três volumes e um sumário analítico. No documento, o Ipea faz balanço das principais políticas públicas brasileiras, como, por exemplo, o caso do Sistema Único de Saúde (SUS), que foi criado pela Constituição de 1988 para que a população brasileira tivesse acesso ao atendimento público de saúde, e hoje é uma referência mundial.

Os 30 capítulos do documento foram divididos em cinco partes que avaliam as políticas de inserção internacional e macroeconomia brasileiras, o planejamento e políticas públicas nas dimensões da produção e da inovação, nas dimensões regional, urbana e ambiental, nas dimensões de proteção social e da geração de oportunidades e políticas, com enfoques específicos e temas emergentes na área social.