Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Juventude apresenta propostas de políticas para o PPA 2016-2019

Notícias

Juventude apresenta propostas de políticas para o PPA 2016-2019

Previsto na Constituição, Plano Plurianual estabelece diretrizes, programas, objetivos, metas e iniciativas para o governo a cada quatro anos

publicado:  19/06/2015 14h55, última modificação:  01/03/2016 20h24
Foto: Naiara Pontes/Secretaria Geral da Presidência da República

Foto: Naiara Pontes/Secretaria Geral da Presidência da República

Movimentos sociais, grupos organizados e conselhos apresentaram nessa quinta-feira, (18/06), propostas com foco na juventude a serem incluídas na elaboração do Plano Plurianual 2016-2019.

Cerca de 200 pessoas participaram do encontro promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com participação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Entre as sugestões apresentadas, destaca-se a adoção de medidas para combater o assassinato de jovens negros e a violência policial.

Além disso, foram demandados  mecanismos para promover a permanência de jovens de baixa renda nas universidades federais e maior oferta de creches para crianças filhas de mães jovens.

Para o secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento (SPI/MP), Gilson Bittencourt, algumas das propostas apresentadas já foram contempladas por sugestões feitas em outros encontros do Fórum Dialoga Brasil. “Estamos ouvindo com atenção todas as demandas. Vamos respondê-las no Fórum Interconselhos, em julho”.

Para a presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, o governo federal já teve grandes avanços na temática de juventude. “Estabelecer um espaço de diálogo com a juventude já é uma grande vitória, porque o direito à participação social é um dos principais direitos que reivindicamos”, reforçou.

Para o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, ouvir os jovens faz parte de uma agenda de participação do governo. “Este é um processo intenso. Acreditamos que quando trabalhamos juntos, acertamos mais”, enfatizou.

Reuniões

Na última terça-feira (16/06) o segmento de mulheres apresentou suas propostas ao governo federal. Na próxima semana, será a vez das centrais sindicais e do segmento empresarial.

Em julho, será realizado o segundo Fórum Dialoga Brasil - Interconselhos, no qual o governo debaterá com a sociedade propostas apresentadas nas reuniões regionais e setoriais.

O prazo constitucional para apresentação do Plano Plurianual ao Congresso Nacional é 31 de agosto. O Plano, cuja elaboração está prevista na Constituição, estabelece diretrizes, programas, objetivos, metas e iniciativas para o Governo a cada quatro anos.