Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Governo recebe demandas de mulheres da sociedade civil organizada

Notícias

Governo recebe demandas de mulheres da sociedade civil organizada

Encontro teve a participação do Ministério do Planejamento e faz parte do processo de elaboração do PPA 2016-2019

publicado:  17/06/2015 22h06, última modificação:  01/03/2016 20h24
Foto: Naiara Pontes/Secretaria Geral da Presidência

Foto: Naiara Pontes/Secretaria Geral da Presidência

Cerca de 330 representantes de entidades e movimentos feministas e de outros membros da sociedade civil estiveram presentes na tarde dessa terça-feira (16/06) na primeira reunião setorial do Fórum Dialoga Brasil PPA 2016-2019.  O encontro aconteceu no Palácio do Planalto e teve a participação do secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento (SPI/MP), Gilson Bittencourt.

Na ocasião, o secretário do MP destacou que o processo do PPA está se modificando para ampliar o espaço de participação social. “A agenda transversal de mulheres aparece de forma consistente nas propostas para o PPA”, ressaltou.

Gilson Bittencourt destacou ainda que “o momento agora é de ouvir, para que possamos efetivamente debater as agendas transversais”. De acordo com ele, o próximo passo é fechar a parte qualitativa do PPA para chegar às questões orçamentárias.

Políticas Públicas

Para a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, o processo participativo no Dialoga Brasil traça os rumos de políticas públicas para ampliação e consolidação dos direitos das mulheres.

Das propostas apresentadas se destacaram: o enfrentamento à violência em todas as suas formas e manifestações; os direitos estudantis; o combate ao racismo; o direito de mães e filhos a uma creche, entre outras propostas apresentadas por conselheiras da sociedade civil.

“Este é um feito inédito, um espaço conquistado, uma reivindicação e manifestação de interesse nesse encontro para podermos discutir todas as políticas públicas e políticas de gêneros e para mulheres”, afirma o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rosseto.

O próximo fórum setorial, que ouvirá as demandas da juventude, será realizado no dia 18 de junho.