Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Governo promove rodada de consultas sobre integração sul-americana

Notícias

Governo promove rodada de consultas sobre integração sul-americana

publicado:  01/11/2005 08h00, última modificação:  01/03/2016 20h23

Brasília 1/11/2005 - No próximo dia 23, será realizada a primeira rodada de uma série de quatro oficinas sobre a integração regional dos países sul-americanos e o lugar a ser ocupado pelo Brasil nesse processo. O evento vai acontecer no auditório do BNDES, no Rio de Janeiro, com a presença do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e do presidente do BNDES, Guido Mantega. A proposta das reuniões é construir uma visão estratégica integracionista no Brasil com vistas a dinamizar as ações iniciadas em 2000 com a criação da IIRSA (Iniciativa para Integração da Infra-Estrutura Sul-Americana).

As rodadas de consultas estratégicas no Brasil fazem parte de um conjunto de reuniões definido para todos os governos participantes. Cada um dos 12 países integrantes da IIRSA estarão promovendo oficinas com o mesmo objetivo, baseadas no conjunto de princípios orientadores para a formulação da visão estratégica delineados pela entidade, como regionalismo aberto, eixos de integração e desenvolvimento, sustentabilidade econômica, social, ambiental e político-institucional entre outros. Os resultados desses encontros serão apresentados na reunião do Comitê de Direção Executiva da Iniciativa IIRSA no final do ano.

Segundo o secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Ariel Pares, com as oficinas se pretende fortalecer a visão estratégica da IIRSA junto aos setores produtivos e comunidades fronteiriças com interesses diretos no desenvolvimento regional. "É uma porta de entrada. Nos demais países, já está consolidada. Precisamos agora consolidá-la de novo no território nacional". As outras três reuniões nacionais acontecerão em Campo Grande (MS), Foz do Iguaçu (PR) e Manaus (AM).

Desde finais da década de oitenta, os países da América do Sul vem passando por um profundo processo de reformas estruturais políticas e econômicas para conquistar estabilidade, crescimento e prosperidade no combate direto à pobreza. Destes esforços, têm surgido novas idéias e importantes avanços no fortalecimento do sistema democrático com a solidificação de um novo conceito integracionista. Com esta visão, foi criada a IIRSA, que se propõe a ser um fórum de diálogo permanente entre as autoridades responsáveis pela infra-estrutura de transporte, energia e telecomunicações dos 12 países sul-americanos.