Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Família tem papel importante na erradicação do trabalho infantil

Notícias

Família tem papel importante na erradicação do trabalho infantil

publicado:  03/03/2000 19h16, última modificação:  01/03/2016 20h24

Brasília, 03/03/2000 - Os esforços do governo e da sociedade para erradicar o trabalho infantil vão ganhar mais impulso com as novas ações do Programa Erradicação do Trabalho infantil, o PETI. O programa está incluído entre os 365 empreendimentos do Avança Brasil, o plano de ação e investimentos do governo federal para o período 2000/2003.

Segundo a gerente Cristina Albuquerque, muitos recursos já foram empregados no combate ao trabalho infantil, durante anos, mas de forma equivocada. “Ao invés de se criarem condições para que a família pudesse ajudar eficazmente o desenvolvimento da criança, esses recursos eram dirigidos à criança para que ela pudesse ajudar a família. O PETI busca corrigir esse equívoco desenvolvendo ações voltadas para a melhoria dos vínculos familiares de crianças e adolescentes, explica ela.

Se por um lado a família ganha atendimento psicológico e formação profissional, também tem os seus deveres: para receber a Bolsa Criança Cidadã, que chega a pagar R$ 40,00 mensais por criança nas áreas urbanas e R$ 25,00 nas áreas rurais, a família deve apoiar e estimular a freqüência escolar. Além disso, cada família só pode participar do programa por um período de no máximo quatro anos.

“É preciso que a família e todos entendamos que este não é um rendimento vitalício. Temos um tempo médio de quatro anos para trabalhar cada família dessas, para que ao final do programa, em cada município, em cada região, essa família tenha possibilidade de se sustentar e melhorar sua qualidade de vida, diz Cristina Albuquerque.

Quem quiser mais informações sobre o Programa Erradicação do Trabalho Infantil deve escrever para a Secretaria de Estado de Assistência Social (Esplanada dos Ministérios, Bloco A, sala 146, CEP 70054-9000, Brasília, DF), ou enviar um fax para 61-315-8034. O programa também tem um endereço na Internet, o peti@mpas.gov.br