Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Brasil sedia reunião de especialistas estrangeiros no combate às drogas

Notícias

Brasil sedia reunião de especialistas estrangeiros no combate às drogas

publicado:  18/11/2002 12h30, última modificação:  01/03/2016 20h24

Brasília, 18/11/2002 - O Brasil estará sediando, pela primeira vez, a Reunião Especializada de Autoridades de Aplicação em Matéria de Drogas, Prevenção de seu Uso Indevido e Reabilitação de Dependentes de Drogas do Mercosul - Red.

Do encontro, nos dias 21 e 22 de novembro, no Palácio Itamaraty, em Brasília, estarão participando representantes de órgãos antidrogas dos quatro países do Mercosul - Uruguai, Brasil, Argentina e Paraguai - e também do Chile e Bolívia.

Os especialistas estrangeiros vão discutir procedimentos comuns a serem implementados em questões como: Tráfico Ilícito de Drogas, Fiscalização de Substâncias Químicas Controladas, Redução da Oferta e da Demanda de Drogas e Harmonização Legislativa.

Esta é a quarta versão do Red, já ocorrido no Uruguai em abril de 2000 e duas vezes na Argentina, em outubro de 2001 e em maio deste ano.

O Red brasileiro, com abertura prevista para as 10h do dia 21, tem a coordenação da Secretaria Nacional Antidrogas - Senad e contará com o apoio de órgãos como Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa e Conselho de Atividade Financeira - Coaf, do Ministério da Fazenda.

A Red foi criada pela resolução 76/98 do Grupo Mercado Comum, reconhecendo a importância do desenvolvimento de programas comuns e atividades de cooperação na luta contra as drogas, entre os países- membros do Mercosul.

As ações governamentais do Brasil nessa área estão entre as metas prioritárias do Plano Avança Brasil, coordenado pelo Ministério do Planejamento.