Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Brasil irá presidir a IIRSA em 2010

Notícias

Brasil irá presidir a IIRSA em 2010

publicado:  09/12/2008 19h12, última modificação:  01/03/2016 20h23

Brasília, 9/12/2008 – O Comitê de Direção Executiva da Iniciativa para a Integração da Infra-estrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), integrado pelos ministros de Planejamento e/ou de Infra-estrutura dos 12 países sul-americanos escolheu, por unanimidade, o Brasil para presidir a instituição no ano de 2010.

A escolha foi feita em reunião realizada no dia 5 de dezembro em Cartagena de Índias, na Colômbia. No mesmo evento, foi decidido que o Brasil ocupará, assim como a Colômbia, uma das vice-presidências durante o exercício de 2009, quando a Argentina passará a exercer a presidência.

O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo Silva, foi representado pelo Secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI), Afonso Almeida, que é o Coordenador Nacional da IIRSA.

A Iniciativa para a Integração da Infra-estrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) é um foro de diálogo entre as autoridades responsáveis pela infra-estrutura, que tem por objetivo promover o desenvolvimento da infra-estrutura de transporte, energia e comunicações do ponto de vista regional, buscando a integração física dos doze países sul-americanos e um padrão de desenvolvimento territorial eqüitativo e sustentável.

A IIRSA teve origem em setembro de 2000, quando os 12 presidentes sul-americanos reuniram-se em Brasília e decidiram imprimir novo impulso ao processo de integração regional como elemento central de uma estratégia de desenvolvimento que permita um crescimento econômico e social sustentável. Na reunião, os governos comprometeram-se com o desenvolvimento e execução de um Plano de Ação para a Integração Física Sul-Americana, com o horizonte de 10 anos.

A Iniciativa tem um portal na internet aberto ao público (www.iirsa.org), no qual são detalhados seus objetivos, resultados, planos de ação, os setores envolvidos na melhoria da infra-estrutura regional, os Eixos de Integração e Desenvolvimento e os projetos priorizados.