Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Brasil busca auto-suficiência em petróleo

Notícias

Brasil busca auto-suficiência em petróleo

publicado:  03/10/2003 18h21, última modificação:  01/03/2016 20h23

Brasília, 03/10/2003 - Dentro dos próximos três anos, o Brasil deverá ser auto-suficiente em petróleo. A previsão faz parte do Plano Plurianual 2004-2007 e foi divulgada hoje pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, em palestra proferida no encontro Café com energia, promovido mensalmente pela Organização Nacional da Indústria e do Petróleo (Onip) e pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Mantega apresentou projetos nas áreas de energia elétrica, petróleo e gás natural, incluídos no Plano Brasil de Todos (PPA 2004-2007), para empresários do setor de petróleo. Em entrevista à imprensa, o ministro destacou outros projetos de expansão da infra-estrutura de transporte, exploração e produção de petróleo, como incentivos à indústria naval e o aumento da participação de equipamentos, partes e componentes da indústria nacional de petróleo e gás.

Perguntado sobre a reforma tributária, o ministro disse que o projeto em tramitação no Congresso possibilitará avanços ao país. Sobre a expectativa de crescimento econômico, Mantega falou que a estimativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 4% em média nos próximos três anos.

Ao ser questionado sobre o Orçamento 2004, o ministrou voltou a afirmar que o cálculo é realista e que o governo vai definir junto ao Congresso de onde sairão os recursos adicionais estimados em R$ 6 bilhões. Mantega disse que esses recursos se referem basicamente ao fundo de compensação das exportações e que é normal que sejam feitas adequações. "Primeiro é preciso saber o tamanho da conta para depois pagá-la".