Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Bernardo assina convênios dentro do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Notícias

Bernardo assina convênios dentro do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

publicado:  28/12/2009 18h58, última modificação:  01/03/2016 20h24

Curitiba, 28/12/2009 – O Ministro do Planejamento,  Paulo Bernardo, participou nesta segunda-feira da assinatura de contratos entre a prefeitura de São José dos Pinhais e a Caixa Econômica Federal para a construção de 690 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida em 2010. O investimento do governo federal com a parceria formalizada hoje no Paraná será de R$ 37 milhões.

Em entrevista à Band News/PR, Bernardo se diz bastante otimista com as previsões de crescimento econômico para 2010, da ordem de 5,8 a 6%, e com o consequente aumento na arrecadação, perto de 11% a mais do que em 2009. “Estamos caminhando para fechar a gestão do presidente Lula como o maior ciclo de investimentos feitos no país desde o governo de Juscelino Kubitschek, disse. Ele lembrou que, em 2002, antes de Lula assumir, a taxa básica de juros do Banco Central, a Selic, chegava a 25% ao ano e a inflação era de 12,7%. Hoje, a Selic está em 8,75% (o que significa juros reais de 4,57%) e a inflação, controlada na casa dos 4,3%. “Com medidas gradativas e muito pé no chão, temos condições de baixar os juros reais para até 2,5%, completou. Bernardo também defendeu a reforma tributária como forma de diminuir paulatinamente a carga de impostos no país. O projeto do governo, que está parado no Congresso Nacional, prevê a simplificação tributária com a unificação de vários impostos em um único sobre valor agregado.

Copa do Mundo

Já está previamente convocada para o dia 13/01, em Brasília, uma reunião do Presidente Lula com os prefeitos de todas as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Nessa reunião, Lula deverá anunciar os projetos que serão contemplados com financiamentos do governo federal para a realização de obras de infraestrutura nessas cidades, como reforma de estádios, estrutura de estacionamentos, investimentos nos setores de turismo e hotelaria, entre outras ações.