Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Avança Brasil - Recursos Federais garantem esporte na escola para 17 estados brasileiros

Notícias

Avança Brasil - Recursos Federais garantem esporte na escola para 17 estados brasileiros

publicado:  27/06/2002 13h55, última modificação:  01/03/2016 20h23

Brasília, 27/06/2002 - A Secretaria Nacional dos Esportes, do Ministério do Esporte e Turismo, assina em Brasília, nesta quinta-feira, 4 de julho às 11:00 h no auditório térreo do MET, através do Programa Esporte na Escola, convênios no valor de R$ 7,5 milhões. Os recursos vão garantir a implantação de núcleos esportivos em 16 estados do país. A previsão de investimentos para este ano é de R$ 87 milhões.

O programa em 2002 pretende atender quatro mil escolas públicas com capacidade acima de 500 alunos. Deste total, 2.400 ganharão condições para o funcionamento dos núcleos esportivos e 1.600 de infra-estrutura como construção de quadras poliesportivas. Até o momento estão sendo executadas em torno de mil obras.

O Programa Esporte na Escola - com a missão de tornar a escola mais atraente para os jovens e formar cidadãos através do esporte - está no elenco dos programas prioritários do Plano Avança Brasil, coordenado pelo Ministério do Planejamento.

Em julho, o Programa completará um ano de atividades e já beneficia com suas ações cerca de 13 milhões de alunos do ensino fundamental. Foram distribuídos bolas, redes e outros equipamentos para 2.115 escolas estaduais e 1.230 municipais. A meta é levar o programa a todas as escolas públicas brasileiras de ensino fundamental até 2011.

Para o Coordenador Nacional do Esporte na Escola, Ricardo Avellar a concepção do Programa é promover o esporte como meio de educação e a escola é o local adequado para isso. "Nossos esforços são para resgatar a ação esportiva na escola, utilizando essa prática como instrumento de cidadania", diz Avellar, que vê na a atividade física um microcosmo da sociedade com o diferencial positivo da igualdade de oportunidades.

Este perfil democrático é obtido, segundo ele, pelos promotores do esporte no dia-a-dia das escolas - professores e estagiários de Educação Física e coordenadores locais do Programa Esporte na Escola - transformados em agentes multiplicadores a partir de cursos de capacitação. Em 2002, aproximadamente 36 mil destes profissionais estarão aptos a trabalhar dentro da filosofia do Programa.

O Programa Esporte na Escola funciona por adesão. As escolas públicas de ensino fundamental interessadas em implantá-lo devem procurar o Ministério do Esporte e Turismo para se cadastrar.