Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Avança Brasil - PRONAGER: novos caminhos para Pernambuco

Notícias

Avança Brasil - PRONAGER: novos caminhos para Pernambuco

publicado:  01/11/2001 16h59, última modificação:  01/03/2016 20h24

Brasília, 01/11/2001- Zona da Mata de Pernambuco, região com os piores índices de desenvolvimento social do Estado, no passado fez do Brasil o maior produtor mundial de açúcar. Mas a decadência dos antigos engenhos de cana somou em décadas as dificuldades financeiras da população que até hoje sofre com a miséria e o desemprego. O PRONAGER - Programa Nacional de Geração de Emprego e Renda, do Avança Brasil está mudando aos poucos esta realidade, promovendo alternativas de crescimento.

Conforme a coordenadora estadual do Pronager, Bernadete Lopes as áreas de pobreza estão tendo a cobertura do programa através de diversos cursos de capacitação. Os recursos,R$ 300 mil, abrangem áreas agrícolas e não agrícolas. Sete municípios foram priorizados e as atividades estão transformando comunidades inteiras.

"Antes mesmo de começar a render financeiramente, o Pronager e vários outros programas do Governo Federal já rendem como resgate de cidadania",destaca Bernadete ao comentar a diminuição nos casos de alcoolismo provocados pela ociosidade: " a participação nos cursos equivale à terapia ocupacional", garante.

O entusiasmo que está contagiando a todos, segundo a coordenadora, reside no fato de que os beneficiados egressos do Pronager passam a ser incluídos em outros programas. " O Pronaf é um dos exemplos do elenco de resultados que estamos contabilizando, especialmente em áreas de quilombo, de maneira nunca operada antes", observa.

No tocante ao Pronager a vida nos municípios contemplados ganhou colorido novo aflorado no pequeno comércio. Surgiram novos salões de beleza depois da profissionalização dos trabalhadores do ramo. O talento ganhou impulso nas mãos das costureiras e bordadeiras: a arte a serviço do volume de encomendas, nos panos pintados à mão ou sob a operacionalidade das máquinas de costura. Floriculturas abriram as portas e em nada ficaram devendo à estação em curso.

A Zona da Mata está investindo nos sistemas associativos. Cooperativas proliferam por todo o canto. A do município de Primavera, por exemplo, com o sugestivo nome "Unidos para Crescer", que gera 400 empregos diretos, diversifica interesses: embutidos, corte e costura, pintura em tecido, psicultura, serigrafia, apicultura, etc. Palmares, outro município atendido pelo Pronager, volta- se para o turismo sustentável. Vicência expande empreendimentos nas áreas de culinária e artesanato. A palha da banana que era jogada fora hoje vira objetos decorativos e vendáveis.

Para Bernadete Lopes são pequenos passos refazendo caminhos de esperança. O trabalho comunitário, o fato de se colocar em prática as diferentes formas de cooperação que o homem inventou, está sendo resgatado pelo Pronager que adota os mesmos desafios das históricas Ligas Camponesas, que no período de janeiro a março de 64, promoveram os primeiros ensaios de capacitação massiva nas regiões de engenhos de Pernambuco.