Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Avança Brasil - Linha de pobreza terá indicador único

Notícias

Avança Brasil - Linha de pobreza terá indicador único

publicado:  30/06/2002 14h00, última modificação:  01/03/2016 20h23

Brasília, 30/06/2002 - O Brasil deverá apresentar um único indicador para medir a pobreza, durante reunião em Brasília, em novembro, com a participação de 15 países da América Latina e Caribe, como sugestão para que cada um deles adote também igual critério.

O tema será tratado nesta terça, dia 23, em encontro entre representantes do Governo Federal e especialistas em pobreza, na sede da Comissão Consultiva de Referência e Estudos da Assistência Social - CREAS, no Rio de Janeiro.

Estarão presentes, o ministro da Previdência e Assistência Social, José Cechin, a secretária de Assistência Social, Wanda Engel, o representante do IPEA, Ricardo Paes de Barros e Marcelo Néri, da FGV, além de técnicos.

Segundo Wanda Engel, definir um único critério para a pobreza significa acabar com informações desencontradas e a divulgação de números discrepantes de pobres e indigentes no país.

A titular da SEAS explica que este novo indicador levará em consideração muito além da renda das pessoas, "pois já é consenso o fato de que a pobreza tem várias faces".

Ela argumenta ainda que os índices de pobreza terão uma boa melhora, já que no último censo, educação e saúde deram um salto. "Estes são fatores determinantes no trabalho de avaliação", finaliza.

Wanda Engel, além de titular da SEAS é a coordenadora do Projeto Alvorada, que integra o Plano Avança Brasil do Ministério do Planejamento. É tarefa do Projeto Alvorada apoiar os estados brasileiros com menor Índice de Desenvolvimento Humano - IDH - na luta pela redução das desigualdades sociais e melhoria da qualidade de vida da população carente.