Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Avança Brasil - Indicadores Urbanos na internet

Notícias

Avança Brasil - Indicadores Urbanos na internet

publicado:  22/04/2002 13h30, última modificação:  01/03/2016 20h23

Brasília, 22/04/2002 - O Sistema Nacional de Indicadores Urbanos (SNIU), que vai disponibilizar via Internet dados sobre 5507 municípios brasileiros na página www.planalto.gov.br, será lançado nesta quarta-feira, dia 24 de abril. O novo sistema faz parte das ações do Governo Federal e tem o objetivo de aumentar e melhorar a oferta de serviços públicos na rede mundial de computadores, dentro do Programa Governo Eletrônico, do Avança Brasil.

O Ministro da Secretaria Especial do Desenvolvimento Urbano, Ovídio de Angelis, participa da cerimônia de lançamento do SNIU, que se realiza às 10h, no Auditório do Anexo 1 do Palácio do Planalto, com a presença de representantes de vários municípios brasileiros.

O Sistema Nacional de Indicadores Urbanos vem sendo desenvolvido há cerca de um ano pela equipe do Programa de Gestão da Política de Desenvolvimento Urbano, que também integra o Plano Avança Brasil. O trabalho contou com algumas parcerias, entre elas as equipes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e do escritório do Habitat, programa da ONU de desenvolvimento urbano para a América Latina e o Caribe.

As fontes de informação utilizadas no Sistema são os dados do IBGE, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Tesouro Nacional, da Fundação João Ribeiro (do governo de Minas Gerais), do Ministério da Educação e da Fundação Nacional de Saúde.

O SNIU traz indicadores de 5507 municípios do país referentes à sua caracterização, demografia, perfil sócio-econômico da população, atividades econômicas, habitação, saneamento básico, transporte urbano, gestão urbana e eleições. Esses indicadores são tratados em processo de georeferenciamento (com mapas, gráficos e tabelas tendo como base o próprio município), o que permite a visualização das informações de forma integrada, facilitando a compreensão do material.

A gerente nacional do Programa de Gestão da Política de Desenvolvimento Urbano, Vera Ribeiro, afirma que o Sistema vai se transformar em excelente instrumento de pesquisa para gestores públicos, setor privado e Organizações Não Governamentais.

"Os dados disponibilizados têm total confiabilidade. Estamos usando apenas fontes nacionais de informação, embora entre os nossos planos se incluam formas mais dinâmicas de atualizar as informações. Mas esses dados já permitirão aos gestores públicos das áreas de planejamento uma visão mais ampla e completa da situação de seus municípios. O sistema será útil também para a iniciativa privada, como fonte de pesquisa de mercados, e para a sociedade civil, organizada ou não, como forma de controle social", diz Vera.

A partir da primeira semana de maio a equipe do Programa de Gestão da Política de Desenvolvimento Urbano vai viajar por todo o Brasil para explicar a utilização do Sistema Nacional de Indicadores Urbanos. As primeiras cidades visitadas serão Natal (RN), Curitiba (PR), Manaus (AM) e São Paulo (SP).