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Avança Brasil - Inaugurado Porto de Pecém

publicado:  28/03/2002 13h10, última modificação:  01/03/2016 20h23

Brasília, 28/03/2002 - O Estado do Ceará ganhou mais uma obra concluída do Plano Avança Brasil. Depois de quatro meses de funcionamento em fase de testes, foi inaugurado em 28 de março de 2002, com a presença do Ministro do Planejamento Martus Tavares, o Terminal Portuário do Pecém.

Do início da fase de teste em 12 de novembro de 2001 até o final de fevereiro, o Porto do Pecém já movimentou mais de 49 mil toneladas, envolvendo mais de 17 navios de porte grande.

No último dia 13 de março o Terminal Portuário do Pecém utilizou pela primeira vez, comercialmente, as instalações do berço interno do pier 1. O navio Frontier Angel, de bandeira panamenha, de propriedade da empresa Oldendorff Carriers, atracou no Porto trazendo um carregamento de 431 bobinas de aço galvanizado para a indústria metalúrgica Aço Cearense, pesando aproximadamente 3.960 toneladas.

A operação de descarga das bobinas transcorreu, dentro do tempo previsto, alcançando um bom desempenho operacional de 62,3 bobinas descarregadas/hora, o que representa cerca de 572,4 toneladas de produto/hora.

E no dia seguinte, o navio de contêineres Cap San Lorenzo, chegou ao terminal atracando de imediato no berço externo do pier 1. A movimentação ocorreu concomitante a do navio Frontier Angel, movimentando 115 contâineres de exportação e 19 contêineres de importação.

Dentre as mercadorias exportadas pelo Porto estão castanha de caju, camarões, calçados, fio de algodão, cera de carnaúba, balas, frutas secas, vidros, granito e medidores de energia elétrica.

Localizado no município de São Gonçalo do Amarante, o Porto de Pecém foi concebido para ser um complexo industrial e portuário integrado que vai possibilitar operações eficientes e tarifas competitivas.

O complexo possui além da área industrial (com previsão de instalação de siderúrgica, petroquímica, termelétrica e tanques de armazenamento), acessos rodoviários e ferroviários livres, independentes de confinamentos provocados por centros urbanos.

A localização do tipo "off shore" (afastado da praia) facilita sua ampliação, o escoamento de cargas e possibilita que o cais tenha profundidade em torno de 15 m, permitindo a atracação de navios de grande porte. O Porto possui extensão de 350 m com dois berços (lado interno e externo) com largura da plataforma de operações de 45 m.

O lado interno (sudoeste) servirá para desembarque de insumos siderúrgicos (finos de minério de ferro, gusa e sucata) em navios "Panamax" de até 65 mil toneladas. O Lado externo (nordeste) será utilizado para manuseio de produtos siderúrgicos e cargas conteinerizadas e paletizadas em navios do tipo "Cape Size" de até 125 mil toneladas. O acesso ao pier é feito através de ponte pavimentada com largura de 7,20 m que permite a passagem de veículos de carga de até 45 toneladas.

O custo total do Porto do Pecém foi de R$ 396 milhões, sendo R$ 360 milhões do Governo Federal e R$ 36 milhões do Governo do Estado do Ceará.