Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > SPU concede permissão para competição internacional de surfe

Notícias

SPU concede permissão para competição internacional de surfe

publicado:  01/02/2010 18h31, última modificação:  28/05/2015 16h10

Brasília, 1/2/2010 – A Superintendência do Patrimônio da União em Pernambuco  (SPU/PE) concedeu Permissão de Uso à Associação Nordestina de Surf (ANS) para realização do “Hang Loose Pro-Contest 2010.

O evento, que integra o calendário turístico e esportivo de Pernambuco, está sendo realizado desde ontem e termina no próximo dia 12 de

fevereiro, na praia da Cacimba do Padre, no arquipélago de Fernando de Noronha.

O evento é uma das etapas do mundial de Surfe Profissional, que está na 26ª edição internacional e será a 11a vez consecutiva que é realizado em Fernando de Noronha. O campeonato reúne os 100 surfistas mais bem classificados do circuito internacional World Qualifying Series (WQS). Entre os dias 9 e 11 deste mês será realizado o campeonato secundário com os surfistas brasileiros que ficaram  fora da classificação principal.

Este ano, a etapa em Noronha ganha status “prime. “Isso o classifica como a etapa mais importante da América do Sul do calendário mundial de surfe. Este ano, por sinal, terá a maior premiação e pontuação de todas as edições anteriores. Esse é um dos campeonatos mais esperados do ano, pois o evento sempre proporciona show de tubos, conta Geraldo Cavalcanti, presidente da ANS.

Fernando de Noronha, considerado o Havaí brasileiro, torna-se a atração dos mares para o surfe, pois entre novembro e março as ondas são bem maiores. O tamanho é resultante do mesmo fenômeno que leva as ondas do Havaí a se tornarem gigantescas durante o inverno. “Mas aqui isso ocorre no verão. No Brasil, esse fenômeno só ocorre com tanta perfeição para esse esporte no arquipélago, completa Cavalcanti.

Para Gisela Carvalho, analista ambiental e chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) de Fernando de Noronha, “embora o campeonato seja disputado em praias nas quais ocorre desova de tartarugas marinhas protegidas pelo Projeto Tamar, a realização do esporte é possível desde que os organizadores do campeonato e os participantes respeitem as condições apresentadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A desova das tartarugas e o campeonato de surfe acabam por compor um cenário único no arquipélago durante os primeiros dias de fevereiro, contudo, apresenta a cada dia, um espetáculo novo. À noite, as tartarugas marinhas são protagonistas de um show de beleza natural que acontece entre dezembro e maio e, assim como o hang loose, só ocorre uma vez por ano em Noronha.

Contando, com a parceria do governo do estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo, do Projeto Tamar e do ICMBio, o evento levará benefícios para a ilha, mediante prestação de serviços à comunidade local, e está em sintonia com os padrões ambientais exigidos para a realização de eventos no arquipélago.