Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > SPU/BA inicia ações para ordenamento da orla de Entre Rios

Notícias

SPU/BA inicia ações para ordenamento da orla de Entre Rios

publicado:  29/09/2009 18h56, última modificação:  28/05/2015 16h10

Salvador, 29/9/09 - A Superintendência do Patrimônio no Estado da Bahia (SPU/BA), com o apoio da Secretária de Meio Ambiente na Bahia (Sema/BA) e a prefeitura de Entre Rios, promoveu, na última sexta-feira, na Associação de Moradores de Porto Sauípe,  encontro entre representantes da sociedade civil local e de vários órgãos da esfera municipal e estadual.

O objetivo principal do evento foi iniciar uma série de ações destinadas a promover o planejamento e melhor ordenamento da orla de Entre Rios, bem como garantir a preservação e utilização consciente dos espaços públicos.

Segundo Ana Vilas Boas, superintendente da SPU/BA, o encontro contou com mais de 200 participantes. Compareceram líderes comunitários, pescadores, estudantes, artesãos e diversas autoridades envolvidas com a iniciativa.

As atividades, que duraram todo o dia, teve, como um de seus pontos altos, o compromisso de todos as autoridades presentes em trabalhar para o zelo do patrimônio público em nossas praias. “Nós não só apresentamos o Projeto Orla como um todo, mas aproveitamos também para ouvir as comunidades locais e, assim, nos conscientizarmos da demanda real na região, afirmou Arthur Chagas, um dos servidores da SPU que responde pela implementação do projeto no estado.

Localizada a 128 km de Salvador, Entre Rios possui um litoral prestigiado para o turismo, onde se destacam as praias de Subaúma, de Porto de Sauípe, e a de Massarandupió, famosa por ser a primeira do estado a adotar oficialmente a prática do naturismo.

Foram ainda agendadas duas oficinas para este ano: uma para o mês de outubro, promovendo a capacitação de representantes para a elaboração de um plano de gestão integrada, além do diagnóstico da situação do lugar; e outra para novembro, quando, após um amplo debate, o plano de gestão integrada terá suas bases firmadas.