Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > PROJETO DO GOVERNO FEDERAL VAI PRESERVAR ÁREAS LITORÂNEAS DE TREZE MUNICÍPIOS

Notícias

PROJETO DO GOVERNO FEDERAL VAI PRESERVAR ÁREAS LITORÂNEAS DE TREZE MUNICÍPIOS

publicado:  09/06/2005 09h00, última modificação:  28/05/2015 16h09

Brasília, 9/6/2005 - As áreas litorâneas de 13 municípios brasileiros foram incluídas no projeto de preservação ambiental coordenado pelo governo federal.

Cabo Frio e Paraty, no Rio de Janeiro, Ubatuba em São Paulo, Itajaí e Balneário de Camboriú em Santa Catarina, João Pessoa e Cabedelo na Paraíba, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré em Pernambuco, Beberibe no Ceará e Macapá no Amapá passaram a fazer parte do Projeto Orla, que alcança outros 58 municípios.

No último dia 8 de junho foi assinado um convênio entre os ministérios do Planejamento e Meio Ambiente para implantação do Projeto nessas localidades. O objetivo é ordenar o uso e a ocupação da zona costeira. Entre os principais problemas que serão enfrentados estão a depredação ocasionada pelo turismo predatório e a ocupação desordenada das praias para fins comerciais.

Segundo a secretária do Patrimônio da União, Alexandra Reschke, é primordial que sejam preservadas as áreas que na realidade pertencem a todos os cidadãos. "Vamos garantir que essas áreas que de fato pertencem a todos os brasileiros possam ser resultado de um pacto de desenvolvimento sustentável".

O Projeto Orla foi implantado em 2001 e contempla a área onde vive um quinto da população do país.