Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > NELSON MACHADO ABRE ENCONTRO DA SPU

Notícias

NELSON MACHADO ABRE ENCONTRO DA SPU

publicado:  13/06/2005 09h00, última modificação:  28/05/2015 16h09

Brasília, 13/6/2005 - O IV Encontro Nacional da Secretaria do Patrimônio da União foi aberto, na manhã desta segunda-feira, com a palestra "Agenda da Eficiência" ministrada pelo secretário executivo do Ministério do Planejamento, Nelson Machado. Em sua manifestação, Machado abordou a melhoria da qualidade dos gastos públicos como questão decisiva para o melhor funcionamento da administração pública.


Foto: Antonio Cunha/Divulgação

Durante a palestra, que conta com a presença das 27 gerências da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Nelson Machado apontou três princípios que considera fundamentais para a administração pública: a efetividade, a eficácia e a eficiência. Para o secretário esses são critérios básicos na avaliação da gestão pública. "É importante saber se as metas traçadas tiveram resultado ou não, saber o grau de atingimento desses objetivos e ainda a capacidade de utilizar os recursos que foram direcionados para essas metas".

O governo federal, em um conjunto de ações, vem executando, nesses últimos dois anos, medidas que atendam a esses princípios. Entre eles e visando, principalmente, a melhoria da qualidade dos gastos Nelson Machado falou da tecnologia como grande aliada. Segundo o secretário, "é fundamental que se utilize cada vez mais os meios eletrônicos, pois eles têm um impacto direto na redução dos gastos públicos". A exemplo, o secretário citou os pregões eletrônicos. "Há uma otimização dos processos licitatórios. Além de reduzir os custos de compra, reduz o tempo de processo de contratação e abre também para uma maior competitividade".

Sobre o encontro promovido pela SPU, em parceria com a ESAF e Caixa Econômica Federal, o secretário Nelson Machado disse que "o momento é de fundamental importância na medida em que traz para o Ministério todos os dirigentes regionais para montar, juntos, o planejamento anual, estudar o próprio programa e avaliar o avanço das metas traçadas".