Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > GRPU/BA autoriza Guarda Provisória de ferrovia em Cruz das Almas

Notícias

GRPU/BA autoriza Guarda Provisória de ferrovia em Cruz das Almas

publicado:  03/08/2009 14h30, última modificação:  28/05/2015 16h09

Brasília, 3/8/2009 - O município de Cruz das Almas, que completou 112 anos de emancipação política, foi contemplado, na última quarta-feira, dia 29, pela Gerência Regional do Patrimônio da União/BA (GRPU/BA), com o Termo de Guarda Provisória de um imóvel que atendeu por décadas a sua comunidade, o Antigo Pátio Ferroviário. A cerimônia foi realizada em um palco montado em frente à prefeitura, sendo implementada com fanfarra e desfile cívico.

A antiga ferrovia, localizada na Avenida Getúlio Vargas, centro de Cruz das Almas, interior da Bahia, pertencia à extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA). O imóvel possui 108.650,00m² de extensão total. Diante da necessidade imediata de proteção deste bem, a prefeitura solicitou à GRPU/BA a sua guarda provisória, tendo em vista que o órgão passou a ter competência de realizar a destinação dos imóveis da RFFSA, conforme os ditames da Lei nº 11.481/07. “Este presente à comunidade de Cruz das Almas é um primeiro passo de incentivo à atividade turística na cidade, a partir das suas potencialidades, comemora Ana Vilas Boas, titular do Patrimônio da União na Bahia.

Fora apresentado, então, um projeto para a utilização da antiga ferrovia, que incluiria o imóvel no Programa Memória de Cruz das Almas, que tem o intento de preservar e valorizar elementos significativos da história do município.

Entre os planos para aproveitamento do imóvel, estão as criações do Centro Administrativo Municipal do Museu da Ferrovia e do Museu do Fumo, bem como do Espaço São João. O último foi pensado por conta da festa junina no município, que tem atraído a cada ano uma grande quantidade de pessoas na praça principal e demanda local que comporte mais foliões. 

Estiveram presentes no evento o governador do estado, Jacques Wagner, o prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto, além de lideranças políticas federais, estaduais e municipais, bem como a sociedade civil organizada. Com a assinatura do Termo por Ana Vilas Boas e Orlando Peixoto Pereira Filho, representantes das partes, a prefeitura de Cruz das Almas passa a prover a tutela do bem provisoriamente, podendo em momento futuro firmar o Termo de Cessão de Uso Definitivo.