Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > Governo lança edital de concorrência pública para venda de 57 imóveis no DF

Notícias

Governo lança edital de concorrência pública para venda de 57 imóveis no DF

Propostas podem ser formalizadas nas agências da Caixa até o dia 6 de maio

publicado:  07/03/2016 17h51, última modificação:  07/03/2016 18h47


O governo federal publicou, nesta segunda-feira (7), edital de concorrência pública para a venda de 57 imóveis da União, de acordo com a Portaria 24/2016 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). A venda será realizada por meio da Caixa Econômica Federal. Estão sendo ofertados 24 apartamentos funcionais, duas casas e 31 terrenos, localizados no Distrito Federal, que valem, ao todo, R$ 152,4 milhões. O edital contém prazos e regras para a apresentação de propostas, bem como preço mínimo de venda para cada imóvel.

Para participar da concorrência, o interessado deve formalizar a oferta mediante preenchimento da Proposta de Compra de Imóvel, disponível no Anexo III do edital de concorrência pública, e entregar a proposta no endereço indicado no Aviso de Venda do edital, até o dia 6 de maio. Além disso, é preciso efetuar o recolhimento de depósito em conta vinculada, a título de caução, no valor correspondente a 5% do valor do imóvel pretendido, limitado a R$ 10 mil. 

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode participar da concorrência, desde que atenda às condições do edital. O interessado que fizer a melhor oferta, respeitando o preço mínimo de venda, é considerado o vencedor. A compra do imóvel poderá ser realizada à vista, com utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por financiamento ou por meio de contratação de empréstimos em qualquer instituição financeira.

De acordo com o secretário do Patrimônio da União, Guilherme Estrada Rodrigues, a venda faz parte de ação do governo para racionalizar os gastos e tornar mais eficiente a gestão do patrimônio imobiliário da União. “Os imóveis disponibilizados neste lote localizam-se em áreas muito valorizadas do DF, mas não têm sido usados para o serviço público. Mais do que arrecadar, esperamos concentrar esforços para gestão apenas do patrimônio que servir a políticas públicas”, ressaltou Estrada. A lista completa dos bens da União disponibilizados para concorrência pública pode ser acessada aqui. A divulgação do resultado acontecerá no dia 17 de maio.

O prazo para recurso será até o dia 24 de maio e a homologação do resultado da concorrência, no dia 25 do mesmo mês. O lançamento de outros editais ofertando mais 182 imóveis, em 21 estados, totalizando, assim, os 239 imóveis que constam da Portaria 24/2016, tem previsão de divulgação até o final de abril.

Cronograma do certame:
Divulgação do Edital: 7/3/2016.
Entrega das propostas: até 6/5/2016 (60 dias)  
Sessão de abertura dos envelopes: 10/5/2016, no Auditório do prédio da Caixa Econômica Federal, localizado na 512 Norte, Brasília-DF, às 14h.
Divulgação do Resultado: 17/5/2016 (5 dias para análise e correta classificação das propostas)
O prazo para recurso vence em 24/5/2016.
Homologação da Concorrência Pública: 25/5/2016.

Visitação do Imóvel:
É possível ao interessado ver fotos dos imóveis no site da Caixa Econômica Federal (clique aqui). É possível ainda fazer a visitação dos imóveis e o agendamento pode ser feito na página na opção “imóveis à venda” ou na Superintendência do Patrimônio da União no Distrito Federal, por meio do telefone (61) 2020-2601.