Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > ENCONTRO DA SPU DISCUTE METAS E AÇÕES

Notícias

ENCONTRO DA SPU DISCUTE METAS E AÇÕES

publicado:  25/06/2004 09h00, última modificação:  28/05/2015 16h09

Brasília, 25/6/2004 - A Secretaria de Patrimônio da União promoveu um Encontro em Brasília com os titulares das gerências regionais dos 27 Estados para a discussão de metas e ações para os próximos anos.


Foto: Antonio Cunha

A Secretária de Patrimônio da União, Alexandra Reschke, coordenou o Encontro que teve a duração de uma semana (21 a 25 de junho) e contou com a orientação de uma consultoria especializada em planejamento estratégico de organizações, contratada especialmente para o evento.

Alexandra Reschke expôs aos participantes a metodologia da "Investigação Apreciativa", desenvolvida por um professor da Universidade americana de Cleveland que pressupõe a participação de todos na elaboração de planos de trabalho.

A Secretária destacou que as "mudanças na SPU pressupõem o engajamento pessoal" e acrescentou que para promover uma mudança real, os servidores devem procurar ampliar o diálogo interno, investigar, questionar, explorar, levantar problemas. "Vivemos em um mundo criado por nossas perguntas", disse a Secretária. Devemos saber qual a ligação entre nosso propósito de vida e o propósito da SPU. Com isso, estaremos realizando um bom trabalho".

Além disso, Alexandra Reschke destacou para os gerentes regionais da SPU ao final dos trabalhos do Encontro que as metas definidas no trabalho conjunto deverão ser cumpridas porque será dado o apoio necessário.

O Secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos, Ariel Garces, fez uma palestra aos participantes para apresentar as grandes linhas do Plano Plurianual 2004-2007 e como a SPU poderia se inserir na gestão do PPA.

Garces falou um pouco sobre a questão do papel do Estado e como este papel vem mudando com a globalização. "O Estado está mudando porque a sociedade está mudando", destacou o Secretário.

Afirmou que o gestor público será responsabilizado pelo resultado e não pelo gasto, porque é o resultado que interessa para a sociedade. Além disso, esclareceu, o planejamento é a síntese da escuta à sociedade porque "o que é pactuado é que dá resultado" e "planejar não é só desenvolvimento, mas é também compromisso".

Destacou a importância do Encontro promovido pela SPU ouvindo seus gerentes regionais e trocando experiências o que, segundo Ariel Garces, irá enriquecer ainda mais o trabalho futuro da Secretaria.