Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > Ações estruturantes fortalecem Projeto Orla em Itamaracá

Notícias

Ações estruturantes fortalecem Projeto Orla em Itamaracá

publicado:  10/03/2011 13h53, última modificação:  28/05/2015 16h10

Recife, 10/3/2011 – Em continuidade aos trabalhos do Comitê Gestor do Projeto Orla de Itamaracá, a Superintendência do Patrimônio da União em Pernambucano (SPU/PE) realizou vistoria e notificações na praia de Bairro Novo em parceria com a prefeitura da Ilha de Itamaracá e a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) do governo de Pernambuco,

Com uma população de aproximadamente 20 mil habitantes, a Ilha de Itamaracá está localizada na Região Metropolitana do Recife, no litoral norte pernambucano e separada do continente pelo canal de Santa Cruz. Conhecida pelas praias de águas calmas, piscinas naturais, recifes, pela prática de esportes náuticos, Itamaracá também possui reservas ecológicas remanescentes da Mata Atlântica e o Centro de Preservação do Peixe-Boi.

Em decorrência da dificuldade de encontrar os proprietários das ocupações irregulares, por se tratarem de veranistas, a SPU/PE realizou uma parceria com a prefeitura da ilha para obter os dados dos ocupantes e realizar as notificações. De posse das informações necessárias, foram notificadas nove invasões de área de bem de uso comum, concedido para de 10 dias para defesa e demolição das ocupações irregulares.

Para Fabíola Nardoto, responsável técnica pelo Projeto Orla na SPU/PE, “o Projeto Orla tem importância desde que se consiga colocar em prática as ações propostas no Plano de Gestão Integrado da Orla (PGI), e é isso que o Comitê Gestor da Orla de Itamaracá está fazendo.

 Continua:Queremos criar em Itamaracá uma nova cultura de utilização dos espaços públicos, um verdadeiro cuidar do que é público. Por isso, apresentaremos a proposta de um projeto chamado &quotPraia; Livre" para o Comitê Gestor, como um zelo de qualidade para as praias que tiverem sem ocupações irregulares. Isso é uma nova forma de se fazer política pública com a participação popular.

O próximo passo será o ordenamento das praias em frente aos loteamentos Lulu de Barros e Forte D’Orange em Itamaracá e reunião com o Comitê Gestor para tratar sobre a proposta do projeto Praia Livre, Projeto Parque dos Coqueirais e Seminário sobre Turismo Náutico.