Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > SLTI recebe Delegação da África do Sul

Notícias

SLTI recebe Delegação da África do Sul

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 22/5/2007 - Uma Delegação do Governo da África do Sul visitou nesta segunda-feira, dia 21 de maio, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento. Eles conheceram o sistema de tecnologia da informação desenvolvidas na Secretaria, como os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING), a Infovia Brasília e a metodologia para avaliar a qualidade dos serviços públicos prestados eletronicamente.

Os projetos em curso na área de inclusão digital, como o Computadores para Inclusão, e as vantagens e benefícios do pregão eletrônico, que em 2006 representou 57% das licitações de bens e serviços comuns, também foram apresentados ao s representantes do Governo Sul-africano.

“Países emergentes como os nossos precisam criar soluções novas e absolutamente inovadoras para resolver os seus problemas”, salientou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna. Como exemplos dessa estratégia, ele citou as soluções desenvolvidas em software livre no país, a utilização de computação de grids e clusters e o projeto para melhoria dos cadastros sociais do Governo. 

Santanna destacou, ainda, inovações importantes como a Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas que cria facilidades para ampliar a participação desse segmento nas compras públicas e as mudanças na Lei Geral de Licitações que amplia o uso dos meios eletrônicos, em apreciação no Senado Federal. 

O chefe da área de Serviços Estratégicos da África do Sul, Jonas Bogoshi, disse que o objetivo da visita foi conhecer as iniciativas e as melhores práticas em tecnologia da informação em curso no Brasil. País que, na sua opinião, tem muitos pontos em comum com a África do Sul, tanto no que diz respeito aos problemas quanto nas soluções já encontradas nessa área. 

Os visitantes são do Departamento de Serviços Públicos e Administrativos da África do Sul, cuja função semelhante ao Ministério do Planejamento no Brasil, da Agência Estatal de Tecnologia da Informação que reúne empresas de processamento de dados federais e estaduais, além do órgão denominado Serviços Compartilhados da Província de Gauteng.