Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Serpro adere ao Sistema de Compras do Governo Federal

Notícias

Serpro adere ao Sistema de Compras do Governo Federal

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 11/07/2002 Mais um órgão da administração federal, o SERPRO, acaba de aderir ao Sistema de Administração de Serviços Gerais - SIASG. Até agora responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema, ele passa a ser usuário: com isso vai também se beneficiar dos sistemas de compras e contratações eletrônicas e dos serviços disponíveis no Portal de Compras do Governo Federal - Comprasnet, administrado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através do Departamento de Logística e Serviços Gerais.

Foram disponibilizados os acessos aos Sistemas de Divulgação Eletrônica de Preços - SIDEC; Registro de Preços - SIREP; Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF; Pregão Eletrônico - SPE; Pregão Presencial - SPP; Catalogação de Materiais - CATMAT; Catalogação de Serviços - CATSERV; Sistema de Contratações - SICON e Minuta de Empenho.

Entre as empresas públicas de grande porte que já utilizam o Comprasnet estão a Dataprev e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. A experiência do Portal de Compras do Governo Federal mostra que a maior participação dos fornecedores aumenta a competitividade, determinando reduções significativas nos preços finais.

Para o SERPRO, a adesão ao sistema de compras foi conseqüência natural da própria capilaridade da empresa, que possui superintendências regionais em onze estados e atua em nível nacional. O uso de um único sistema de compras e contratações do porte do Comprasnet permitirá à empresa um melhor gerenciamento on-line das informações estratégicas de gastos de manutenção.

Além disso, a utilização da nova modalidade de licitação, o Pregão, associado aos sistemas informatizados do Comprasnet, responde por uma economia de aproximadamente 20% nas aquisições e contratações. A modalidade também facilita os processos de compra do Governo Federal, conferindo-lhes rapidez e transparência.