Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Recife sedia a penúltima e última audiências pública do Guia Livre e da e-Ping

Notícias

Recife sedia a penúltima e última audiências pública do Guia Livre e da e-Ping

publicado:  16/04/2015 18h18, última modificação:  16/04/2015 18h18

Brasília, 27/8/2004 - O governo federal realiza, na próxima segunda-feira, dia 30 de agosto em Recife, respectivamente, a penúltima e a última audiências públicas relativas ao Guia de Migração para Software Livre e à arquitetura e-Ping.

As audiências irão acontecer no auditório do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) situado na avenida Parnamirim, 295 - Parnamirim, em Recife e a participação estará limitada à lotação do auditório que é de 120 lugares. A audiência do Guia Livre será das 9h às 12h e da e-PING das 14h às 18h.

Guia Livre

Participarão da mesa do Guia Livre, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, o consultor do Serpro para Projetos de Software Livre do Ministério do Planejamento, Diego Viegas, e o representante do Projeto software Livre de Pernambuco (PSL-PE), Wagner Santos.

O Grupo de Trabalho de Migração para Software Livre do Governo Federal Pretende, com a Audiência Pública, receber contribuições para a consolidação da Versão 1 do Guia Livre.

O documento, com cerca de 150 páginas, apresenta as diretrizes que norteiam a migração, a gestão do ambiente, os elementos técnicos necessários e a melhor maneira de como planejar uma migração para o software livre.

As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico guialivre@planejamento.gov.br, ou na secretaria do evento no dia da Audiência Pública. Para ter acesso à Versão 0.9 do Guia Livre, ou obter mais informações consulte o sítio eletrônico: www.governoeletronico.gov.br/guialivre.

A última audiência pública do Guia Livre será realizada no dia dois de setembro, no Rio de Janeiro.

e-PING

Na parte da tarde, O Comitê Constituinte da e-PING realizará a última audiência pública presencial para que os interessados possam dar suas contribuições à arquitetura e-PING- Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico.

Participarão do evento o secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), Rogério Santanna, o diretor do Sepro, Antônio Sérgio Cangiano, o coordenador do Comitê Constituinte da e-PING, Rogério Machado Xavier, e o gerente regional do Serpro em Pernambuco, Cleber Alves Teixeira.

As pessoas interessadas em apresentar contribuições, podem obter o documento nos seguintes sítios: www.governoeletronico.gov.br, www.eping.e.gov.br, ou solicitar à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), localizada à Esplanada dos Ministérios - bloco C - sala 150, em Brasília. Podem ainda solicitar através do endereço eletrônico eping@planejamento.gov.br ou pelo fax (0XX61) 322.5063.

As contribuições para a atual versão, que irão consolidar a versão 1, poderão ser encaminhadas para os mesmos endereços mencionados acima.

As inscrições dos participantes e dos expositores deverão ser realizadas pelo e-mail já mencionado, ou na secretaria do evento no dia da audiência.

O e-PING estabelece padrões, entre outras coisas, para a construção de base de dados no Governo Eletrônico de forma a permitir a troca de informações, por exemplo, entre bases de diferentes esferas de governo (municipal, estadual ou federal).

Sem os padrões de interoperabilidade, os sistemas não conversam entre si e, conseqüentemente, não será possível a prestação de serviços eletrônicos de qualidade à sociedade, diz o Secretário Rogério Santanna.

Um bom exemplo a ser destacado para a importância do e-PING, acrescenta o secretário, é a unificação dos cadastros sociais, onde os sistemas das três esferas conseguirão, com segurança, trocar informações.