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Quiosque na Rodoviária oferece serviços do GDF e da Rede Governo

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília,21/06/2002A idéia do Quiosque Rede Governo - local com um ponto de Internet onde qualquer pessoa pode obter informações sobre órgãos públicos federais - já está fazendo escola no Distrito Federal. Esta semana, foi inaugurado o Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão - Na Hora, no subsolo da Estação Rodoviária de Brasília, onde terminais de auto-atendimento disponibilizam links para 15 órgãos federais e distritais, e oferecem navegação orientada na rede mundial de computadores.

As unidades Na Hora (a próxima deverá ser instalada na Ceilância, até o final do ano, em parceria com o governo federal) são totalmente padronizadas, do mobiliário à sinalização visual, e foram adequadas para atender também os deficientes físicos. Elas vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 20 h, e aos sábados, das 8h às 14h. A tecnologia adotada é um dos pontos chave para garantir a eficiência no atendimento ao cidadão.

Para viabilizar uma rápida e efetiva comunicação entre as unidades e as bases de dados escolheu-se o Sistema Q-Matic, que apresenta os dados de forma precisa e de rápida compreensão, através de telas, gráficos e relatórios. Outro ponto positivo é o registro da avaliação da qualidade do serviço prestado pelo servidor: ao final do atendimento, o usuário registra se considerou bom, regular ou ruim.

A Secretária Adjunta de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Renata Vilhena, acredita que o projeto Na Hora consolida mais uma parceria do Projeto Quiosque Rede Governo, desenvolvido pela Secretaria. "Estamos buscando parcerias para que os quiosques de auto-atendimento com acesso a serviços de governo, privados ou não, apresentem um caminho para a interface do Quiosque Rede Governo e seu pacote de serviços", adianta.

Segundo o Gerente de Projeto da Secretaria de Logística, Ney Leal, as parcerias estão se ampliando rapidamente. "Já negociamos com o Ministério das Comunicações para que o Projeto GESAC (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento Ao Cidadão) utilize a interface do Quiosque Rede Governo. Durante o CONIP 2002 (Congresso Nacional de Informática Pública) fechamos parcerias com vários estados e municípios (RJ, RS, BA, SP, SC, DF), para que incluam em seus portais acesso ao Portal Rede Governo ou para a interface do Quiosque. Através de parcerias com o Ministério da Previdência, Correios, Serpro e GESAC vamos ampliar o número de pontos de acesso, compartilhando uma rede de mais de dez mil quiosques já instalados ou em fase de instalação no país", afirma Leal.

A interface do Portal Rede Governo no Quiosque é simplificada, para facilitar o acesso aos serviços e informações. Assim, mesmo o cidadão que não tem familiaridade com tecnologia é capaz de utilizar o terminal e conseguir as informações (60 diferentes serviços) com apenas cinco cliques no mouse. Atualmente, 80 Quiosques Rede Governo foram ou estão em fase de instalação em ministérios, prefeituras, postos militares, sedes regionais do Serpro e localidades de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no Mato Grosso do Sul e Ceará, dentro do Projeto Comunidade Solidária. "Em todos esses locais as máquinas de auto-atendimento são de grande utilidade para os cidadãos", conclui Renata Vilhena.