Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento recebe processadores da Intel

Notícias

Planejamento recebe processadores da Intel

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 11/6/2007 - O Ministério do Planejamento recebe na próxima quarta-feira, dia 13 de junho, a doação de cinco mil processadores Pentium IV 2.6 GHz da Intel para destiná-los a iniciativas de inclusão digital do Governo Federal.

A assinatura do contrato de doação será às 11h, na sala 325, 3° andar, Bloco C, Esplanada dos Ministérios. Estarão presentes o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e o presidente da Intel Américas, Greg Pearson.

Também participam membros da Coordenação Nacional do Projeto Computadores para a Inclusão e representantes de outros projetos de inclusão digital do Governo Federal.

O Ministério do Planejamento vai encaminhar quatro mil processadores aos três Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) que integram o Projeto Computadores para Inclusão e os outros mil serão repassados pelo Ministério do Planejamento ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

A iniciativa pretende recuperar milhares de computadores descartados anualmente pelos órgãos governamentais e pela iniciativa privada e destiná-los a iniciativas de inclusão digital como telecentros, escolas e bibliotecas. Atualmente estão em funcionamento centros de recondicionamento nas cidades de Porto Alegre, Guarulhos e Gama (DF).

As oficinas dos CRCs são adaptadas para o processo de recepção de equipamentos usados e são responsáveis pela triagem, recondicionamento, armazenagem, entrega e descarte ambientalmente correto de componentes e computadores não aproveitáveis. Os Centros são instalados em regiões carentes de grandes cidades, possibilitando incluir socialmente jovens em situação de risco, destaca o secretário Rogério Santanna.

Até abril deste ano, 683 computadores foram recuperados pelas três centros em funcionamento e, desse número, 283 computadores já haviam sido doados a 25 entidades como escolas, bibliotecas e telecentros. Até o final deste ano, outras duas unidades devem ser implantadas no país e a meta é uma produção mensal de 50 a 100 computadores recondicionados por CRC.