Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > PLANEJAMENTO PARTICIPA DO 11º CONGRESSO DE INFORMÁTICA PÚBLICA

Notícias

PLANEJAMENTO PARTICIPA DO 11º CONGRESSO DE INFORMÁTICA PÚBLICA

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 13/5/2005 - Serviços públicos por meios eletrônicos, software livre, compras eletrônicas, arquiteturas de clusters, acessibilidade, inclusão digital e padrões de interoperabilidade de governo eletrônico serão os temas apresentados pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento no 11º Congresso de Informática Pública (Conip).

O evento que ocorre de 17 a 19 de maio, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, vai apresentar e discutir iniciativas de modernização do serviço público nacional e internacional com o uso da Tecnologia da Informação.

Participam das atividades autoridades municipais, estaduais e federais, parlamentares, dirigentes e especialistas de órgãos públicos responsáveis pela modernização do setor público e outras lideranças da sociedade civil.

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna, vai falar no evento sobre a evolução da arquitetura e-Ping - Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico. A apresentação será no dia 19 de maio, às 15h30.

Na apresentação Rogério Santanna vai mostrar a aplicação da e-Ping na implementação de serviços públicos por meios eletrônicos, na Agenda de Serviços Interoperáveis (indica áreas onde o governo federal vai investir na interoperabilidade de serviços integrando os três níveis de governo - federal, estadual e municipal).

Também serão apresentados no Conip o modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico Federal (e-Mag), elaborado pela STLI e disponibilizado para consulta pública no início do ano, e o Sistema de Inventário Cacic, desenvolvido pela Dataprev, que está sendo instalado em diversos órgãos federais e ministérios para fornecer um diagnóstico do parque computacional da administração direta e indireta.

O crescimento das compras eletrônicas do governo federal também será destaque no evento. O número de pregões eletrônicos, por exemplo, cresceu mais de 100% em 2004, num comparativo com 2003.

Ambientes de clusters, o Guia de Migração para Software Livre consolidado no ano passado pelo governo federal, e o Observatório de Inclusão Digital, que está sendo estruturado na SLTI, também estão na grade da programação do congresso.

Integração de dados

A arquitetura e-PING foi o projeto vencedor do prêmio Conip 2004 e a versão 1.0 foi lançada em fevereiro deste ano, em São Paulo.

Sua primeira aplicação ocorreu junto ao Sistema de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública e Justiça (Infoseg), do Ministério da Justiça, para a integração de informações de todo o país referentes a indivíduos criminalmente identificados, armas de fogo, veículos e condutores.

Agora, à medida que os estados acrescentam novos dados à sua base criminal, é gerado um arquivo xml que atualiza, em tempo real, o registro na base do Índice Nacional do Infoseg.