Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento apresenta primeira versão do Guia Livre

Notícias

Planejamento apresenta primeira versão do Guia Livre

publicado:  16/04/2015 18h18, última modificação:  16/04/2015 18h18

Brasília, 4/11/2004 - O governo federal entrega a Versão Ipiranga do Guia Livre à Comunidade Brasileira de Tecnologia da Informação e Comunicação durante o 2º Congresso Internacional de Software Livre (Conisli). O evento ocorre nos dias 5 e 6 de novembro, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.

A entrega ocorrerá no encerramento do evento no sábado às 18h30, com a participação de todas as instituições que enviaram representantes ao Conisli e os interessados pela disseminação do documento. Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna, a participação da comunidade foi fundamental para consolidação do documento. Diversos detalhes técnicos foram atualizados e soluções recentes foram inseridas graças a esta participação, enfatizou.

O documento foi consolidado com a participação da sociedade civil e coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, em conjunto com os Comitês Técnicos para Implantação de Software Livre e Licenças de Software e Sistemas Legados, ambos do Governo Eletrônico Brasileiro.

A Versão Ipiranga do Guia Livre é referência para auxiliar nos processos de migração para Software Livre do Governo Federal, seguindo como base as orientações da arquitetura e-PING Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico.

A arquitetura define um conjunto de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de Serviços de Governo Eletrônico. A e-PING estabelece as condições de interação com os demais poderes e esferas de Governo e com a sociedade em geral.

Além de entregar a Versão Ipiranga do Guia Livre, representantes da SLTI também farão palestras durante o congresso. O diretor do Departamento de Serviço de Rede, Rogério Xavier, vai participar da abertura do evento e apresentar a arquitetura e-PING aos participantes.

O gerente de projetos do Departamento de Integração de Sistemas de Informação da SLTI, Corinto Meffe, vai apresentar estudos de caso sobre o Guia Livre. Também vai falar sobre Convergências Tecnológicas: Software Livre e a Transformação Social, em conjunto com o representante da ONG Quilombo Digital, Ricardo Gandhi e o professor da Universidade de Brasília, Pedro Rezende. O coordenador de Projetos em Software Livre da SLTI, Leonardo de Mello, vai palestrar sobre Firewall Redundante.