Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Oficina incentiva comunidades virtuais no setor público federal

Notícias

Oficina incentiva comunidades virtuais no setor público federal

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 7/11/2005 - O Ministério do Planejamento realiza de 7 a 9 de novembro, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília, a Oficina de Implantação e Operação de Comunidades Virtuais no Setor Público Federal.

A intenção é disseminar os conceitos e as práticas de comunidades virtuais para intensificar a sua utilização no compartilhamento e na criação de conhecimentos.

O evento que é voltado às organizações públicas federais faz parte do Programa de Governo Eletrônico, coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

Também são objetivos do evento conhecer as principais experiências existentes no setor público brasileiro e discutir os fatores que provocam o sucesso ou o fracasso de comunidades virtuais.

As comunidades virtuais buscam fomentar o compartilhamento e a criação de conhecimentos, o trabalho colaborativo coletivo e a geração de inovações nas organizações.

São redes de aprendizagem colaborativa, das quais participam pessoas que partilham idéias ou tarefas semelhantes ou que estejam engajadas em atividades comuns.

Entre os instrumentos usados pelas comunidades estão fóruns de discussão pela internet, Videoconferência; E-mail; Quadro de Avisos; entre outros.

A oficina vai capacitar moderadores para esses grupos e elaborar um plano para implantação de comunidades virtuais pilotos na Administração Federal.

O público-alvo é formado por servidores públicos que atuam na implantação e gerenciamento ou que estejam desenvolvendo planos concretos de implantação de comunidades virtuais em suas organizações.

A oficina é uma realização do Comitê Técnico de Gestão do Conhecimento e Informação Estratégica do Programa Governo Eletrônico, ENAP e das Secretarias de Logística e Tecnologia da Informação e de Gestão do Ministério do Planejamento.

Conta também com o apoio do Banco Mundial, Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, Universidade Católica de Brasília. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail comunidadesvirtuais@enap.gov.br.