Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Nova versão do Simec disponível no Portal do Software Público

Notícias

Nova versão do Simec disponível no Portal do Software Público

Atualização foi desenvolvida pelo Ministério da Cultura

publicado:  15/08/2016 17h45, última modificação:  15/08/2016 17h45

 

Nova versão do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) já está disponível no Portal do Software Público Brasileiro (SPB). A solução permite a gestão integrada de funções administrativas, como a programação orçamentária, gerenciamento de projetos e planejamento de metas. Entre as novidades está a simplificação da instalação do sistema, desenvolvida pelo Ministério da Cultura (MinC).

O esforço do Minc pode beneficiar os 222 órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Governo Federal (SISP). “O Simec foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e atualizado no SPB pela Cultura. Este é um caso prático do desenvolvimento colaborativo e compartilhamento de software que pode beneficiar todo o SISP”, afirma Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

Para atualizar o software, o MinC agregou funcionalidades que automatizaram a instalação do Simec, facilitando a implantação do sistema pelos órgãos. “O processo de implementação do sistema em um órgão passou de semanas para minutos”, explica Christian Miranda, coordenador de Governança e Projetos de Tecnologia da Informação (TI) do Ministério.

Segundo o coordenador, o trabalho de atualização da versão foi realizado por servidores e colaboradores do MinC. Foram necessárias duas semanas para construir a nova edição, sem a necessidade de contratação de empresas para desenvolver o projeto.

SOFTWARES GRATUITOS

Disponibilizado no SPB em outubro de 2012, o Simec faz parte de um grupo de 73 softwares que estão disponíveis de forma gratuita – sem a necessidade de pagamentos de licença – para gestores públicos, servidores, empresários, professores, estudantes e sociedade em geral.

Já o SPB, criado em 2007, foi totalmente reformulado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) em 2015.