Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > GOVERNO LANÇA PROJETO "COMPUTADORES PARA INCLUSÃO"

Notícias

GOVERNO LANÇA PROJETO "COMPUTADORES PARA INCLUSÃO"

publicado:  16/04/2015 18h18, última modificação:  16/04/2015 18h18

Brasília, 27/5/2004 - O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Rogério Santanna, lança hoje, às 16h, em São Paulo, durante a Semana de Inclusão Digital, o projeto "Computadores para Inclusão".

O lançamento será na sala Adoniran Barbosa do Centro cultural de São Paulo, na R. Vergueiro, 1000 - bairro Paraíso e terá a participação da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, parceira da iniciativa.

No projeto o governo federal vai promover o recondicionamento de computadores descartados pelo governo, empresas estatais e iniciativa privada, para serem usados em telecentros comunitários, escolas e bibliotecas.

Serão instalados cinco Centros de Recondicionamento e Reciclagem de Computadores (CRC) em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Para que o projeto seja viabilizado, será indispensável a parceria com entidades públicas e privadas e organizações não governamentais.

Entre os parceiros já envolvidos com o projeto estão o Banco do Brasil e Fundação Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Instituto Moradia e Cidadania, Correios, Cobra, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Educação e Prefeitura de São Paulo.

Cada CRC será um centro ativo, inserido na comunidade, voltado para a promoção da inclusão digital através da viabilização do acesso a equipamentos de informática.

Na opinião do secretário Rogério Santanna, "o uso mais racional dos recursos é determinante para dar continuidade aos nossos projetos de inclusão digital, que pretendem implantar seis mil telecentros até o final de 2006."

Entre os objetivos do projeto estão, alem do recondicionamento de computadores, impressoras, monitores, mouses e outros equipamentos doados, o desmanche de equipamentos para reaproveitamento ou descarte ecologicamente sustentável e, como conseqüência, a oferta de oportunidades de trabalho, de formação profissional, educacional e de re-socialização através dos programas de qualificação a serem desenvolvidos nos telecentros.

O projeto, inserido no programa Inclusão Digital e coordenado pelo Ministério do Planejamento, define que os CRCs terão equipes formadas por gerentes, técnicos qualificados e experientes, que chefiarão os grupos de assistentes técnicos e administrativos, que serão bolsistas do Primeiro Emprego.

Para se ter uma idéia da importância deste projeto, considerado fundamental para dar continuidade à implantação dos telecentros comunitários, deve-se comparar o preço médio de um computador - configuração básica - que está na faixa dos US$ 700, com o custo estimado de um computador recondicionado nos CRCs, que será de R$ 141,68.

Já existem experiências similares em outros países como Canadá, onde programa semelhante a este atende 25% da demanda das escolas públicas e na Colômbia, onde 700 municípios já foram beneficiados.