Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Governo federal realiza 1ª Oficina Técnica de Migração para Software Livre

Notícias

Governo federal realiza 1ª Oficina Técnica de Migração para Software Livre

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 19/9/2005 - O Grupo de Trabalho de Migração para Software Livre, realiza nesta terça-feira, dia 20, a 1ª Oficina Técnica de Migração para Software Livre. O Grupo é coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento. No evento, os gestores de tecnologia da informação dos órgãos públicos federais poderão compartilhar soluções que facilitem a implantação de programas abertos nos ambientes corporativos da administração pública. A intenção também é promover o compartilhamento do conhecimento, importante para o aprimoramento do software livre.

Participam da oficina técnicos da Presidência da República, dos Ministérios da Cultura, da Defesa, da Educação, do Planejamento, das Cidades, do Desenvolvimento Social, do Desenvolvimento Agrário e de empresas públicas, dentre as quais Correios, Serpro, Cobra e Dataprev. As atividades serão na sede da Embrapa em Brasília, às 9h.

A oficina terá 15 grupos temáticos: automação de escritório, estação de trabalho, sistema operacional e clustering, servidores de arquivos e serviço de diretório, segurança, banco de dados corporativo, banco de dados pessoal, desenvolvimento de ferramentas livres, migração do legado, gestão dos processos de migração, georeferenciamento livre, correio eletrônico, ferramenta de gerenciamento de projetos, ferramentas para apoio à gestão de TI e ambiente web.

A gestão dos processos de migração é um dos grupos mais procurados pelos técnicos e que contém a maior carga de itens para análise. Essa é uma área sensível ao planejamento de Tecnologia da Informação que calcula o impacto das mudanças sobre os sistemas e suas conseqüências para os usuários. Em função disso, foi subdividida em: iniciação do processo de migração, planejamento, execução, controle, gerenciamento de riscos e processo de encerramento, que formaliza a aceitação do projeto.

Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, o software livre é uma estratégia central do governo federal. O software livre é fundamental para a redução de dependência, para melhorar a qualidade do gasto público, qualificar o domínio do país sobre seus sistemas e para incentivar o compartilhamento do conhecimento entre os diferentes órgãos públicos e a comunidade, destacou Santanna.