Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > GOVERNO FEDERAL LANÇA GUIA DE MIGRAÇÃO PARA SOFTWARE LIVRE

Notícias

GOVERNO FEDERAL LANÇA GUIA DE MIGRAÇÃO PARA SOFTWARE LIVRE

publicado:  16/04/2015 18h18, última modificação:  16/04/2015 18h18

Brasília, 3/6/2004 - O secretário-executivo do Comitê de Governo Eletrônico e secretário de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna faz o lançamento nesta sexta-feira, 04.06, às 16h, no Teatro do prédio 40 do Centro de Eventos da PUC-RS, em Porto Alegre, da primeira versão do "Guia Livre - Referência de Migração para Software Livre do Governo Federal",

O documento com cerca de 150 páginas, apresenta as diretrizes que norteiam a migração, a gestão do ambiente, os elementos técnicos necessários e a melhor maneira de como planejar uma migração para o software livre. O Guia Livre será apresentado à Consulta Pública para avaliação da comunidade, até o início do mês de julho, no site do governo eletrônico em www.governoeletronico.gov.br.

De acordo com Rogério Santanna, "as migrações se acentuarão e terão maior embasamento técnico com o Guia, pois praticamente todas as soluções disponíveis e estáveis em Software Livre foram citadas e quatro experiências concretas são destacadas como base de consulta".

Iniciativa sem similar no Brasil, o Guia Livre tem como referência o documento utilizado pela Comunidade Européia como guia de migração e vem sendo trabalhado desde o início do ano sob a coordenação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento (SLTI).

O Guia Livre foi elaborado por um grupo de trabalho formado por mais de 30 técnicos de 16 instituições do Governo Federal inseridos em dois Comitês Técnicos do Governo Eletrônico Brasileiro: o de Implementação do Software Livre, e o de Sistemas Legados e Licenças. As orientações técnicas são dirigdas aos gerentes de Tecnologia da Informação das três esferas do governo federal com o objetivo de ajudar os administradores a definir uma estratégia para migração para software Livre.