Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Governo Federal apresenta projeto que recondiciona computadores no 8º Fórum Internacional de Software Livre

Notícias

Governo Federal apresenta projeto que recondiciona computadores no 8º Fórum Internacional de Software Livre

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 13/4/2007 -O Projeto Computadores para Inclusão, do Ministério do Planejamento, está presente no 8º Fórum Internacional de Software Livre que ocorre em Porto Alegre de 12 a 14 de abril. Junto ao estande do Governo Federal no evento, há um espaço para demonstração do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC-Cesmar) em funcionamento há um ano na capital gaúcha.

No local, os visitantes do fórum podem conhecer um pouco mais sobre o projeto e também utilizar os computadores recondicionados no centro para navegar na internet.

A intenção é mostrar o trabalho desenvolvido no recondicionamento de computadores e equipamentos periféricos e, também, possibilitar aos jovens aprendizes do projeto conhecer mais os benefícios do software livre, contou o coordenador pedagógico CRC-Cesmar de Porto Alegre, Irmão Tarcísio Postingher.

O objetivo do Projeto Computadores para Inclusão é recuperar milhares de computadores descartados anualmente pelos órgãos governamentais e pela iniciativa privada e destiná-los a iniciativas de inclusão digital como telecentros, escolas e biblioteca.

Além de contribuir para os projetos nessa área, o projeto também contribui para a inclusão social de jovens que vivem em bairros periféricos das grandes cidades.

É o caso da estudante Simone Pacheco, 20 anos, que atua no CRC-Cesmar desde a sua inauguração em abril do ano passado. A oportunidade significou o seu primeiro emprego com carteira assinada e um salário de R$ 189,00 mensais.

“Essa experiência deverá abrir muitas portas numa área em que o mercado de trabalho é muito grande”, comemorou.

O CRC-Cesmar funciona no bairro Mário Quintana, na periferia de Porto Alegre, onde atuam cerca de 88 jovens da região.

Rede nacional

O Projeto Computadores para Inclusão é uma iniciativa da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e atua na implantação de uma rede nacional de recondicionamento de computadores e componentes periféricos. no país

Além do centro de Porto Alegre, também estão em funcionamento as unidades do Gama, no Distrito Federal, e de Guarulhos, em São Paulo.

Além do Projeto Computadores para Inclusão, o estande do Governo Federal no 8º Fórum Internacional de Software Livre conta com a participação de iniciativas dos Ministério do Trabalho e Emprego, do Desenvolvimento Social e da Ciência e Tecnologia (MCT), Instituto de Tecnologia da Informação e Radiobrás. A organização do estande ficou sob a responsabilidade do MCT.