Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Governo e sociedade avaliam impacto da inclusão digital

Notícias

Governo e sociedade avaliam impacto da inclusão digital

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 13/10/2005 - A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento promove de 17 a 19 de outubro, na sede do BNDES no Rio de Janeiro, a 4ª edição da Oficina para a Inclusão Digital. O evento vai reunir representantes de diversas iniciativas de inclusão digital de órgãos públicos, privados e da sociedade civil organizada para avaliar o impacto desses projetos.

A oficina também vai buscar caminhos para sanar problemas comuns como a manutenção das iniciativas em andamento, a capacitação de usuários e a formação de profissionais para atuar nos telecentros. As inscrições são gratuitas e as informações sobre a programação, temas centrais e serviços podem ser obtidas em www.idrio.com.br.

A idéia é promover a troca de experiências entre agentes de inclusão digital, como monitores de telecentros, coordenadores de iniciativas sociais, membros de conselhos gestores, profissionais e estudiosos do tema, gestores públicos e da iniciativa privada, em torno dos desafios, processos, resultados e impactos das ações de inclusão digital no Brasil.

Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, a oficina será um espaço importante para que a comunidade possa sugerir ações e alternativas para a inclusão digital.

Na opinião dele, eventos como esse possibilitam o compartilhamento das melhores práticas e um alinhamento das políticas do governo com as demandas dos segmentos que trabalham com inclusão digital.

Para Santanna, o Brasil precisa ter um conjunto muito grande de pessoas incluídas digitalmente porque o mundo do futuro é o mundo do conhecimento, da educação, da informação.

A exclusão digital significa a exclusão do conhecimento que é a pior das exclusões porque de fato retira das pessoas a possibilidade de mudar a sua vida e de repensar o seu entorno, inclusive a possibilidade de participar democraticamente, destacou.

Ter informação é votar melhor, é fazer melhores negócios, é ter acesso a melhores oportunidades de emprego e oportunidades econômicas, é ter condições de participar politicamente, completou o secretário.

Painéis

Serão realizados painéis de debate sobre Capacitação e Inclusão Digital, Softwares de Gestão e Sistemas Operacionais e Acessibilidade na Inclusão Digital. Também vão ocorrer grandes plenárias com os temas Infra-estrutura e Acesso universal, Liberdade de Conhecimento e Produção Cultural.

A Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, que acontecerá no final do ano em Túnis, terá um painel especial na Oficina para tratar dos assuntos relativos à liberdade de expressão na web, uso das novas tecnologias para inclusão social e governança na internet.

O Ministério do Planejamento coordena o Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal e também é responsável pela gerência do Programa Inclusão Digital previsto no Plano Plurianual 2004-2007.

Desde a primeira edição da Oficina, em 2001, participa da organização do evento em parceria com as organizações não-governamentais RITS - Rede de Informações para o Terceiro Setor - e Sampa.org.