Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Governo Brasileiro apresenta iniciativas no uso de softwares abertos a Sul-africanos

Notícias

Governo Brasileiro apresenta iniciativas no uso de softwares abertos a Sul-africanos

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 26/5/2008 - O secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, apresenta em Johanesburgo, na África do Sul, os avanços conquistados na gestão pública do Brasil com o uso de softwares abertos.

A palestra será na manhã desta terça-feira, dia 27 de maio, durante o Brasil Tech - Tecnologia Brasileira na África do Sul, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Entre as iniciativas de sucesso, Santanna destacará o papel desempenhado pelo Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) no compartilhamento do conhecimento e dos softwares desenvolvidos pelo governo.

Atualmente, esse portal disponibiliza 15 soluções livres cujos códigos-fonte podem ser obtidos pelos diferentes órgãos públicos e também pela sociedade mediante cadastramento.

De acordo com o secretário, o objetivo desse compartilhamento é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, conseqüentemente, a melhoria do atendimento à população. 

Entre as soluções disponíveis que serão apontadas por Santanna está o Coletor Automático de Informações Computacionais (Cacic) que verifica diversas informações sobre o hardware e o software das estações de trabalho, e o Ginga que é o middleware - camada de software intermediário - da Televisão Digital Brasileira.

Outras iniciativas de sucesso do Governo Brasileiro que serão apresentadas pelo secretário em Johanesburgo são o sistema de declaração do imposto de renda pela internet e o novo sistema de compras eletrônicas do governo federal (www.comprasnet.gov.br), em fase de desenvolvimento.

Segundo ele, ambos utilizam a linguagem de programação Java que adota padrões abertos e é uma das principais utilizadas no mundo no desenvolvimento de sistemas.

Santanna vai usar como exemplos, entre outros, que em 2007, mais de 98% das declarações do imposto de renda foram encaminhadas pela internet. Nesse mesmo ano, o governo Federal realizou licitações no valor de R$ 16,5 bilhões, por pregão eletrônico.

Rogério Santanna acrescenta que esse valor representa quase 70% dos bens e serviços licitados no período e a utilização dessa modalidade de contratação, realizada pela internet, gerou uma economia de R$ 3,2 bilhões para os cofres públicos.

Na ocasião, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação também falará sobre o voto eletrônico utilizado no Brasil desde 1995 e cuja nova versão das urnas eletrônicas também utilizará códigos abertos.

Santanna apresentará ainda os projetos de inclusão digital desenvolvidos pelo Governo Federal Brasileiro como o Computador para Todos (www.computadorparatodos.gov.br) e o Computadores para Inclusão (www.computadoresparainclusao.gov.br).

Estão previstas ainda as apresentações no evento dos Padrões de Governo Eletrônico como o Modelo de Acessibilidade (e-MAG) e os Padrões de Interoperabilidade (e-PING). O e-MAG  facilita o acesso dos cidadãos aos sítios e portais do governo e a arquitetura e-PING visa integrar os sistemas de informação da Administração Pública.

Brasil Tech

O evento será realizado de 26 a 29 de maio, em Johanesburgo, e será composto por seminários e rodadas de negócios com o objetivo de criar oportunidades de parcerias entre empresas brasileiras e sul-africanas e estreitar o relacionamento comercial entre os dois países em setores intensivos em tecnologia.

O público esperado é formado por empresários, gestores públicos e privados, jornalistas, formadores de opinião e tomadores de decisão sul africanos.

Clique aqui e veja a apresentação (arquivo em pdf).