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Documentos da UnB serão digitais a partir de 16 de maio

Universidade é a segunda a aderir ao Processo Eletrônico Nacional

publicado:  05/02/2016 19h27, última modificação:  15/04/2016 18h28
Foto: Divulgação Ministério do Planejamento

Foto: Divulgação Ministério do Planejamento

A Universidade de Brasília (UnB) é a segunda instituição federal de ensino superior a aderir ao Processo Eletrônico Nacional (PEN). A partir de 16 de maio, a UnB utilizará o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na tramitação eletrônica de seus documentos e processos. O uso da solução reduzirá os gastos da universidade com papel, impressão, material de escritório, transporte e serviços de postagens. A assinatura do acordo de cooperação técnica entre a UnB e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) aconteceu nesta sexta-feira (5).

“Começar o ano com a implantação deste sistema é o sinal de uma revolução em todos os processos da Universidade de Brasília”, disse o reitor da UnB, Ivan Camargo. De acordo com o reitor, a implantação do SEI vai permitir reorganizar a estrutura burocrática da instituição. “Estou muito satisfeito da UnB ser uma das primeiras universidades a aderirem”, comemora. A primeira instituição acadêmica de ensino superior a adotar o SEI foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O secretário de Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert, destaca o ganho de produtividade que a UnB terá ao utilizar o SEI. “Um professor ou um servidor no campus de Planaltina ou do Gama pode, na velocidade de um clique, tramitar um documento para a reitoria, o que vai trazer muita agilidade e ganho de eficiência no trabalho de toda a comunidade acadêmica”, exemplifica Heckert.

De acordo com o Decreto nº 8.539, todos os órgãos da Administração Pública Federal (APF) devem enviar o cronograma de implementação do uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) até abril deste ano. Dentre os 224 órgãos que compõem o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), 139 órgãos estão no processo de adesão do SEI, dos quais 54 já estão na fase de implantação e 21 já o utilizam.

“O SEI toca na desburocratização, na qualidade do gasto público e no fortalecimento da gestão e do controle”, afirma a secretária-adjunta de Gestão do MP, Patricia Vieira. Até outubro de 2017, todos os órgãos devem usar o meio eletrônico para a realização de seus processos administrativos.

 PEN

O SEI é uma das ações da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) no PEN. Também fazem parte o Protocolo Integrado e o Barramento SEI, que permitirá a tramitação dos processos entre dois órgãos. 

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