Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Comprasnet inaugura sistema eletrônico de cotação de preços

Notícias

Comprasnet inaugura sistema eletrônico de cotação de preços

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 23/08/2002O maior portal de compras governamentais da América Latina - COMPRASNET - está inaugurando mais uma novidade: o Sistema de Cotação Eletrônica de Preços, ferramenta que automatiza os pedidos de compras para bens até o teto de R$ 8 mil. A nova ferramenta foi criada pela Portaria nº 306, de 13 de dezembro de 2001, e vinha sendo desenvolvida e testada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Com a utilização do Sistema de Cotação Eletrônica de Preços, o Portal de Compras do Governo Federal se consolida como o mais importante portal de compras (e-procurement) governamentais latino-americano, reconhecido também como referência mundial para compras eletrônicas por diversas entidades públicas e privadas.

"O uso do COMPRASNET já significa uma economia de cerca de 20% nos custos da administração pública", afirma o Ministro Guilherme Dias.

Até a criação do Sistema de Compras Eletrônicas, no mínimo três fornecedores eram obrigados a apresentar a cotação de preços por fax, e eles estavam restritos ao conhecimento anterior do gestor responsável pelo pedido. Agora, o gestor envia as especificações do produto eletronicamente, dirigido a todos os fornecedores cadastrados no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores - SICAF - do município.

"Para o mercado fornecedor local, a cotação eletrônica vai alavancar os negócios dos pequenos e micro empresários, pois abre para a participação dos cadastrados no SICAF. Eles recebem o aviso com o horário em que a cotação estará aberta e podem reformular os lances até o fechamento. No final, o vencedor é comunicado via Internet, e tem um prazo de até 48 horas para comparecer ao órgão e entregar o produto", explica Elizabeth Braga, diretora do Departamento de Logística e Serviços Gerais da Secretaria de Logística.

Segundo Elizabeth Braga, atualmente 33% dos fornecedores governamentais são grandes e médias empresas; 40% são micro e pequenos empresários; e 27% são pessoas físicas. As compras de bens (mobiliário, material de expediente, informática, limpeza, etc.) obedecem ao Art. 24 da Lei 8.666, que dispensa a licitação.

Mais informações sobre o COMPRASNET no site www.comprasnet.gov.br ou pelo telefone 0800-782323.