Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Brasil apresenta na Costa Rica iniciativas para a melhoria do intercâmbio de informações

Notícias

Brasil apresenta na Costa Rica iniciativas para a melhoria do intercâmbio de informações

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 2/5/2007 - O secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, participa nos dias 3 e 4 de maio de uma reunião com diversos países da América Latina e Caribe sobre a adoção de uma plataforma de interoperabilidade na região. Padrões nessa área possibilitam que sistemas de informática com aplicações diferentes possam gerar e trocar informações em tempo real. O evento ocorre na Costa Rica de 2 a 4 de maio.

O Governo Federal Brasileiro consolidou em 2004 os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico - Padrões e-PING - que estabelecem as condições de interação com os demais poderes e esferas do governo e com a sociedade em geral. A experiência brasileira nessa área será apresentada durante o evento do qual participam representantes da Rede de Governo Eletrônico da América Latina e do Caribe (Gealc) que é integrada por 32 países da região.

Para Hernán Moreno, da Comissão Econômica para América Latina e Caribe das Nações Unidas (Cepal), o trabalho desenvolvido pelo Brasil na interoperabilidade entre sistemas de informação é uma referência internacional. Segundo Moreno, além do Brasil, México, Chile e Trinidad e Tobago são os países que dispõe de iniciativas com um grau mais avançado de maturação na região de cobertura da Rede Gealc.

Na sua opinião, a definição de padrões comuns é fundamental para o intercâmbio de dados e informações entre os diferentes, especialmente em áreas como comércio exterior, segurança, integração aduaneira, entre outras. Essa importância fica expressa no Programa Sociedade da Informação, da Cepal, cujo tema Governo Eletrônico e Interoperabilidade está entre seus objetivos centrais.

Além de Rogério Santanna, o diretor de Integração de Sistemas de Informação da SLTI, Leandro Corte, também estará entre os palestrantes da reunião na Costa Rica. O evento é uma promoção da Gealc, da Secretaria Executiva para o Desenvolvimento Integral da Organização dos Estados Americanos, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Cepal e do Governo da Costa Rica.

As questões de interoperabilidade entre países também são uma preocupação no continente asiático. De 18 a 20 de abril, o diretor Leandro Corte participou de um encontro sobre esse tema na China, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Participaram do evento representantes 15 países da Ásia e Pacífico, Europa e continente americano. O Brasil foi o único país da América do Sul presente no evento.

Confira a programação completa da reunião na Costa Rica na página